in

Como instalar o DraftSight 2019 64bits no Ubuntu, Debian, Linux Mint. Tenha uma das melhores alternativas ao AutoCAD!

Tenha o DraftSight 2019 no Ubuntu ou derivados

DraftSight é um software de CAD gratuito para Linux, sendo um bom substituto do AutoCAD. Ele permite aos usuários ler e escrever arquivos .dwg e .dxf, criar páginas em formato .pdf, entre outros. A última versão é a DraftSight 2019, disponível apenas para sistemas de 64 bits.

Ao mesmo tempo, temos um outro artigo onde abordamos as melhores alternativas ao AutoCAD para Linux.

Além disso, ele foi portado para o Qt 5, vem com algumas mudanças gráficas, tem uma nova ferramenta para pré-visualizar os últimos 12 arquivos abertos e recebeu uma mesa de edição avançada.

O DraftSight 2019 aceita desenhos bidimensionais, além de ferramentas que facilitam e muito suas criações. O DraftSight é um software que vem para facilitar a vida dos projetistas. O programa traz guias que separam o modelo básico do projeto das folhas com versões finais do desenho.

Esta funcionalidade é interessante para quem precisa usar objetos básicos em diversos projetos, ou quem sabe, aproveitar uma estrutura para realizar diferentes desenhos em um mesmo projeto. Então, se você precisa de um CAD gratuito o DraftSight é sem dúvida uma boa opção, experimente, veja como instalar.

Para mais informações sobre o DraftSight consulte a página do projeto!

Requisitos do sistema

  • Mínimo 2GB, porém o recomendável são 8GB de RAM,
  • Processador Intel® Core™ 2 Duo, AMD® Athlon™ X2 Dual-Core processor ou superior,
  • Resolução de 1280 x 768 ou superior,
  • Placa de vídeo com suporte a OpenGL Version 1.43D, OpenGL Version 3.2 ou superior.

Para instalar o DraftSight no Ubuntu, Debian, Linux Mint execute o comando abaixo. Lembre-se que no Debian você deve executar os comandos abaixo como Root:

cd ~/Downloads/
wget -c http://dl-ak.solidworks.com/nonsecure/draftsight/2019SP0/draftSight.deb
sudo dpkg -i draftSight.deb
sudo apt-get -f install

Perceba que você terá que aceitar os termos para poder seguir com a instalação, caso não aceite, a instalação será interrompida:

Aguarde a conclusão da instalação. O pacote do DraftSight possui quase 300MB, então espere com paciência que tudo será instalado e não feche a janela do Terminal:

Para remover o DraftSight exectute:

sudo apt-get remove draftsight

Written by Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

snappy-linux-adoção-canonical=ubuntu

Como a adoção dos pacotes Snappy pode revolucionar o uso do Linux?

Eleição do Líder do Projeto Debian 2019 (DPL) termina hoje! Com 4 candidatos que só apareceram nos “45 minutos do segundo tempo”, ninguém se inscreveu durante o prazo regular!