Como instalar o DraftSight 64bits no Ubuntu, Debian, Linux Mint. Tenha uma das melhores alternativas ao AutoCAD!

DraftSight é um software de CAD gratuito para Linux, sendo um bom substituto do AutoCAD. Ele permite aos usuários ler e escrever arquivos .dwg e .dxf, criar páginas em formato .pdf, entre outros. A última versão é a DraftSight, disponível apenas para sistemas de 64 bits. Além disso, a versão mais recente comunitária lançada pela equipe do DraftSight é a 2019.3 ou SP3.

Ao mesmo tempo, temos um outro artigo onde abordamos as melhores alternativas ao AutoCAD para Linux.

Além disso, ele foi portado para o Qt 5, vem com algumas mudanças gráficas, tem uma nova ferramenta para pré-visualizar os últimos 12 arquivos abertos e recebeu uma mesa de edição avançada.

O DraftSight aceita desenhos bidimensionais, além de ferramentas que facilitam e muito suas criações. O DraftSight é um software que vem para facilitar a vida dos projetistas. O programa traz guias que separam o modelo básico do projeto das folhas com versões finais do desenho.

Esta funcionalidade é interessante para quem precisa usar objetos básicos em diversos projetos, ou quem sabe, aproveitar uma estrutura para realizar diferentes desenhos em um mesmo projeto. Então, se você precisa de um CAD gratuito o DraftSight é sem dúvida uma boa opção, experimente, veja como instalar.

Para mais informações sobre o DraftSight consulte a página do projeto!

Requisitos do sistema

Para instalar o DraftSight no Ubuntu, Debian, Linux Mint execute o comando abaixo. Lembre-se que no Debian você deve executar os comandos abaixo como Root:

Terminal
cd ~/Downloads/
wget http://dl-ak.solidworks.com/nonsecure/draftsight/2019SP3/draftSight.deb
sudo dpkg -i draftSight.de
sudo apt-get -f install
sudo apt install faketime menulibre

Perceba que você terá que aceitar os termos para poder seguir com a instalação, caso não aceite, a instalação será interrompida:

Aguarde a conclusão da instalação. O pacote do DraftSight possui quase 300MB, então espere com paciência que tudo será instalado e não feche a janela do Terminal:

Saiba desinstalar o DraftSight do Ubuntu, Linux Mint ou derivados

Para desinstalar o DraftSight exectute:

Terminal
sudo apt-get remove draftsight
Sair da versão mobile