Como instalar o MongoDB 4 no Ubuntu

Lançado em 2009, o MongoDB é gratuito e distribuído sob a licença de código aberto. Além disso, o ModoDB é considerado uma excelente opção quando o assunto é alta perfomance. Dito isso, ele também é sem esquemas e orientado à documentos, a empresa que o mantém é a 10gen. Neste artigo, saiba como instalar o ModoDB 4 no Ubuntu 20.04 LTS ou no Ubuntu 18.04 LTS.

A linguagem usada para a sua escrita foi C++, fazendo com que ele pudesse aterrissar em diferentes sistemas, e a sua primeira versão demorou quase 2 anos, desta forma, o trabalho em torno do MogoDB começou oficialmente em 2017 até seu lançamento.

Instalando o MongoDB 4 no Ubuntu 20.04 LTS ou Ubuntu 18.04 LTS

Para começar a instalar o ModoDB 4, vamos precisar do Ubuntu 20.04 LTS ou 18.04 LTS, no entanto, você pode executar o mesmo processo em versões posteriores. Lembramos que a ideia é usar o MongoDB em um servidor, por isso escolhemos uma versão LTS do Ubuntu.

Abra o Terminal e execute o comandos abaixo.

wget -qO – https://www.mongodb.org/static/pgp/server-4.2.asc | sudo apt-key add –

Agora, depois de adicionar a chave do repositório, vamos adicionar o repositório de software onde o MongoDB 4 está disponível:

echo “deb [ arch=amd64 ] https://repo.mongodb.org/apt/ubuntu bionic/mongodb
-org/4.2 multiverse”
 | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/mongodb-org-4.2.list

Feito isso, vamos atualizar as listas de repositório que temos atualmente em nosso sistema, neste caso, noUbuntu 20.04 LTS ou 18.04 LTS:

sudo apt update
Por fim, vamos para o processo de instalação, execute o comando abaixo para instalar o ModoDB 4 no Ubuntu 20.04 LTS ou 18.04 LTS:
sudo apt-get install mongodb-org
Perceba que será feito uma pergunta para você, se você quer baixar e instalar, além de informar o quanto de espaço você vai utilizar após o processo de instalação, responda com Y, para continuar, ou N para parar.

Pós instalação do MongoDB 4 no Ubuntu Ubuntu 20.04 LTS ou 18.04 LTS

Bom, no tópico anterior, instalamos o MongoDB 4 no Ubuntu, e agora vamos verificar se tudo esta correto. Não pule nenhuma etapa, a menos que você goste de correr riscos.

Vamos verificar a versão instalada do MongoDB, para isso execute um dos comandos abaixo:

mongod –version

ou se preferir:

mongo –version

Agora, vamos verificar se o MongoDB esta sendo executado corretamente, para isso execute o comando abaixo:

sudo systemctl status mongod

Caso você identifique que o serviço não esta sendo executado, execute o comando abaixo:

sudo systemctl start mongod

O método anterior, apenas iniciar o serviço, caso você queira que o MongoDB sempre seja reiniciado ou iniciado durante a inicialização do sistema, execute o comando abaixo:

sudo systemctl enable mongod

Caso você esteja utilizando o MongoDB para fins produtivos, melhor é se deixá-lo como automático. Mas, se por ventura, for apenas para testes, basta iniciá-lo com o primeiro comando manual de execução de serviço!

Após a execução dos comandos adequados, vamos mais uma vez verificar se tudo esta correto e se o serviço já está sendo executado corretamente:

sudo systemctl status mongod

Alguns comandos extras podem ajudar você em alguns casos, veja:

Para reiniciar o MongoDB:

sudo systemctl restart mongod

Para parar o MongoDB:

sudo systemctl stop mongod

Para iniciar o MongoDB:

sudo systemctl start mongod

As configurações do banco de dados, como servidor, porta, patch de diretório, podem ser vistos no arquivo /etc/mongod.conf

cat /etc/mongod.conf

E por fim, não menos importante. O acesso  ao mongoDB localmente é feito via comando abaixo:

mongo

Agora, se você já alterou as configurações do arquivo padrão, então basta executar o comando com o host:

mongo –host 192.168.0.1

Lembre-se que este IP é apenas um exemplo! Um dica especial, você também pode gerenciar o MongoDB através de interface gráfica, para isso instale o cliente que você tenha mais simpatia. Existem vários cliente para o MongoDB dentre eles podemos destacar Robo 3T/Robomongo, MongoDB Compass.

Esperamos ter ajudado você a instalar o MongoDB no Ubuntu 20.04 LTS ou 18.04 LTS. Caso precise de ajuda, entre em nosso grupo no Telegram @sitesempreupdate. Lembramos que não prestamos serviço de suporte ao produto, apenas ajudamos no processo de instalação!

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile