Intel anuncia Iris Xe Desktop Graphics para OEMs

A Intel anuncia esta semana que as placas gráficas Iris Xe (DG1) estão chegando para os OEMs, com a ASUS e a Colorful entre os parceiros iniciais. As placas de vídeo de desktop Iris Xe apresentam 80 unidades de execução e um TDP de 30 Watts. Portanto, a Intel anuncia Iris Xe Desktop Graphics para OEMs.

Esta não é a placa de vídeo de alto desempenho, porém, parece ser em grande parte a placa de vídeo Xe MAX (mas com menos 16 EUs) agora equipada para placas PCI Express para desktop. As placas OEM devem apresentar 4 GB de memória LPDDR4X. Outros detalhes, entretanto, ainda estão claros.

Intel anuncia Iris Xe Desktop Graphics para OEMs

A Intel continua trabalhando no suporte ao driver do Linux de código aberto DG1. Contudo, tudo isso ainda está funcionando, então você pode ter de esperar alguns meses antes de considerar uma placa de vídeo nova Intel. Particularmente se você também quiser usar os gráficos Intel iGPU juntos, isso ainda não está funcionando como deveria. 

Além disso, também houve alguns patches em fluxo sobre o manuseio de memória de vídeo discreta com o driver gráfico da Intel. Contudo, isso esperançosamente será corrigido dentro do próximo lançamento do kernel ou até a versão seguinte do mesmo. 

A Intel não fez qualquer anúncio oficial a respeito desta placa de vídeo para desktops. Então é bem provável que algumas outras peças do Linux ainda estejam pendentes. Ainda não se sabem os detalhes de preço e disponibilidade.

Mudanças para o kernel Linux 5.12

No início do mês, a Intel enviou suas alterações iniciais de driver de gráficos visando o Linux 5.12. Da mesma forma, houve um conjunto secundário de alterações para DRM-Next.

Esse movimento incluiu a restauração da compressão de buffer de quadro Tiger Lake Gen12, suporte de exibição HDR para hardware gráfico Intel Gen9 selecionado, melhorias de configuração de modo atômico para Big Joiner e outras alterações.

A solicitação secundária de pull é composta principalmente de pequenas mudanças e correções com os desenvolvedores de código aberto da Intel. Entre os trabalhos, estão as atualizações do código de autoatualização do painel (PSR), correções da tela Rocket Lake, correções de energia e luz de fundo do painel para laptops e uma correção da tela DG1 também.

Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile