in

Intel atualiza a ferramenta Speed Select para Linux

Lançamento do Vulkan 1.1.127 com extensão de layout.

Intel atualiza a ferramenta Speed ??Select para Linux

Com o lançamento do kernel Linux 5.3, a Intel habilitou a tecnologia Speed Select no Linux. Esse recurso é encontrado nos novos processadores Cascade Lake. A ferramenta SST Linux agora viu alguns patches atualizados antes do próximo ciclo do Linux 5.5. Assim, a Intel atualiza a ferramenta Speed Select para Linux antes do início do desenvolvimento do Kernel 5.5.

A tecnologia Intel Speed Select permite otimizar as configurações de desempenho por núcleo do sistema. Assim, prioriza certos trabalhos selecionadas, porém, com um custo de reduzir o desempenho para outros núcleos da CPU. O Linux 5.3 adicionou suporte a esses controles granulares de potência e desempenho. Ele é fornecido com a ferramenta intel-speed-select in-tree para definir as configurações por núcleo.

Intel atualiza a ferramenta Speed Select para Linux

Com os patches enviados da noite para o dia, o código Intel Speed Select para Linux possui:

  • várias correções da plataforma Cascadelake-N;
  • suporte para plataformas com suporte limitado ao SST Intel;
  • um “modo automático” e outras alterações, trazendo o utilitário intel-speed-select para a versão 1.1

Supondo que não ocorram problemas, o suporte atualizado ao Intel Speed Select chegará ao final de novembro na janela de mesclagem do Linux 5.5.

Lançamento do Vulkan 1.1.127 com extensão de layout de estêncil de profundidade separada

Intel atualiza a ferramenta Speed ??Select para Linux

O Vulkan 1.1.127 foi lançado como a mais recente atualização de rotina das especificações desta API de gráficos de alto desempenho.

O Vulkan 1.1.127 vem com sua rotatividade habitual de problemas internos e públicos resolvidos. Além de vários esclarecimentos e correções de erros de digitação, o Vulkan 1.1.127 traz uma nova extensão.

A grande novidade no Vulkan 1.1.127 é o VK_KHR_separate_depth_stencil_layouts. Ele permite que as barreiras de memória de imagem para imagens de profundidade tenham apenas um dos bits definidos em vez de ambos. Por apenas precisar de um, os layouts podem ser definidos de forma independente.

Mais detalhes sobre VK_KHR_separate_depth_stencil_layouts e outras alterações do Vulkan 1.1.127 através do Vulkan-Docs.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.