in

Intel confirma mudança para soquete LGA 1700 para processadores de 12ª geração

O LGA 1700 será muito diferente dos soquetes de antes.

Intel confirma mudança para soquete LGA 1700 para processadores de 12ª geração

Parece que surgiram mais evidências de que os processadores Intel Alder Lake de 12ª geração mudarão para o novo soquete LGA 1700. Em maio, uma empresa que fornece ferramentas de teste para a Intel sugeriu que o soquete LGA 1200 será usado apenas por duas gerações de processadores.

Por outro lado, a empresa listou vários futuros processadores, incluindo o codename Alder Lake-S com uma descrição revelando que suporta o soquete LGA 1700 (Alder Lake-S se refere aos chips de desktop).

Intel confirma mudança para soquete LGA 1700 para processadores de 12ª geração

Um usuário do Twitter vazou um documento da Intel que aparentemente confirma que quem quiser um processador Alder Lake precisará de uma nova placa-mãe com um soquete LGA 1700 (não está claro o que Alder Lake-P pode ser). O Alder Lake deve usar o processo de 10 nm++ e provavelmente incluirá os gráficos integrados Xe da Intel.

Intel confirma mudança para soquete LGA 1700 para processadores de 12ª geração
Um documento da Intel aparentemente confirma que quem quiser um processador Alder Lake precisará de uma nova placa-mãe com um soquete LGA 1700. Imagem: @momomo_us | Twitter.

O LGA 1700 (que deve ser lançado no início de 2022) será muito diferente dos soquetes de antes. Além dos 500 pinos extras, o soquete terá uma forma retangular (45 mm × 37,5 mm), em vez da quadrada usual. Além disso, usará um design BIG.little semelhante à ARM, combinando oito núcleos de alta potência com oito núcleos com eficiência energética. Em conclusão, suportará RAM DDR5 e PCIe 4.0.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Fonte: Tech Spot

Leia mais:

Intel dá adeus aos computadores da Apple

Intel traz nova tecnologia CET para processadores móveis Tiger Lake

Debian, CentOS e RHEL corrigem vulnerabilidade Intel CrossTalk

Intel lança os processadores Lakefield para dobráveis e laptops ultrafinos

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.