Intel e Microsoft anunciam projeto conjunto para virtualização de E/S “SIOV”

Claylson Martins
3 minutos de leitura

A Intel anunciou uma cooperação com a Microsoft para o desenvolvimento da especificação Scalable I/O Virtualization (SIOV) para o Open Compute Project. Este deve ser o padrão aberto dominante no futuro.

A especificação de virtualização de E/S escalável foi projetada para ser uma “abordagem escalável e flexível para virtualização de E/S assistida por hardware”. Assim, ela se baseia em PCI Express e Compute Express Link (CXL). 

Hoje, a Intel contribuiu com a especificação Scalable I/O Virtualization (SIOV) para o Open Compute Project (OCP) com a Microsoft, permitindo que fabricantes de dispositivos e plataformas acessem uma especificação padrão do setor para virtualização em hiperescala de dispositivos PCI Express e Compute Express Link em servidores em nuvem. 

Quando adotada, a arquitetura SIOV permitirá que os operadores de data center forneçam acesso mais econômico a aceleradores de alto desempenho e outros dispositivos importantes de E/S para seus clientes, além de aliviar os fabricantes de dispositivos de E/S dos encargos de custo e programação impostos em condições anteriores. padrões.

O anúncio da Intel de terça-feira resume assim:

A arquitetura SIOV permitirá que os operadores de data centers forneçam acesso mais econômico a aceleradores de alto desempenho e outros dispositivos de E/S importantes para seus clientes, além de aliviar os fabricantes de dispositivos de E/S dos encargos de custo e programação impostos pelos padrões anteriores.

A nova especificação SIOV é uma arquitetura de hardware e software moderna. Sendo assim, ela permite a virtualização eficiente e em grande escala de dispositivos de E/S e supera as limitações de escala das tecnologias anteriores de virtualização de E/S. Em relação à contribuição do OCP, qualquer empresa pode adotar a tecnologia SIOV e incorporá-la em seus produtos sob uma licença aberta e de custo zero.

Intel e Microsoft anunciam projeto conjunto para virtualização de E/S “SIOV”

Intel e Microsoft anunciam projeto conjunto para virtualização de E/S "SIOV"
Intel e Microsoft anunciam projeto conjunto para virtualização de E/S “SIOV”

Então, em ambientes de nuvem, os dispositivos de E/S, incluindo adaptadores de rede, GPUs e controladores de armazenamento, são compartilhados entre muitas atividades virtualizadas que exigem seus serviços. 

As tecnologias de virtualização de E/S assistidas por hardware permitem o roteamento eficiente do tráfego de E/S das cargas de trabalho por meio da pilha de software de virtualização para os dispositivos. Isso ajuda a manter a sobrecarga baixa e o desempenho próximo às velocidades “bare-metal”.

A especificação agora faz parte da iniciativa Open Compute Project (OCP). Assim, os interessados em todos os detalhes técnicos por trás do SIOV podem ver o documento público de especificações do SIOV.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.