Intel faz outra aquisição de software importante

Claylson Martins
Por Claylson Martins

Em fevereiro, a Intel anunciou que estava adquirindo o Linutronix como o pessoal que mantém o Linux em tempo real (PREEMPT_RT) e outras contribuições importantes do Linux. Agora, a Intel anunciou outra aquisição de software empolgante para reforçar seu ecossistema aberto.

A Intel anunciou que está adquirindo o Codeplay Software. Codeplay existe desde 2002, quando foi fundado por Andrew Richards. É uma empresa escocesa que originalmente começou a trabalhar na tecnologia de videogames, enquanto nos anos mais recentes se concentrou fortemente em vários padrões do Khronos Group e outros esforços relacionados a HPC. 

Intel faz outra aquisição de software importante

O Codeplay Software ao longo dos anos teve suas mãos no trabalho Vulkan, SPIR-V, HSA, compilando OpenCL C para Vulkan, ComputeCpp baseado em SYCL, e vários outros projetos que giram em torno de padrões abertos da indústria.

Há anos o codeplay já trabalhou com a Intel em oneAPI para GPUs Radeon, suporte a GPU NVIDIA, SYCL Academy, oneAPI Level Zero e muito mais. A Codeplay esteve fortemente envolvida com a Intel em amplo suporte para oneAPI L0, adoção de SYCL e muito mais. Portanto, não é muito surpreendente ver a Intel agora adquirindo essa empresa de software.

A Intel escreveu em seu anúncio hoje da aquisição da Codeplay:

Intel faz outra aquisição de software importante
Intel faz outra aquisição de software importante

Essa aquisição reforça o compromisso de ambas as empresas com a colaboração e os padrões abertos – principalmente impulsionando a adoção do SYCL e do ecossistema oneAPI. 

A Intel e a Codeplay trabalharam juntas para definir e estender modelos de programação de padrão aberto que funcionam em várias plataformas e dispositivos. 

Codeplay é altamente ativo nos comitês de padrões Khronos e tem sido um defensor de longa data do padrão SYCL. De fato, os desenvolvedores de Codeplay atualmente presidem o Khronos SYCL Working Group e alguns padrões ISO C++, atuam como editor de OpenCL Spec e contribuem significativamente para vários outros padrões.

A Codeplay tem um histórico comprovado de liderança de ecossistema na comunidade de desenvolvedores, enquanto desenvolve e mantém compiladores e tempos de execução para CPUs, GPUs, DSPs e muitas outras arquiteturas de processador avançadas para alcançar alto desempenho de processamento para IA e HPC. 

Nos últimos dois anos, o Codeplay foi selecionado pelos principais sites de computação científica aberta, incluindo o NERSC no Lawrence Berkeley National Laboratory, bem como uma colaboração do Argonne National Laboratory com o Oak Ridge National Laboratory, para fornecer compiladores oneAPI SYCL para GPUs AMD e NVIDIA. 

Impulsionada pela força da Intel, a Codeplay poderá estender a entrega de soluções SYCL em produtos de arquitetura cruzada e de vários fornecedores, com base em padrões abertos e nos ecossistemas de código aberto sobre os quais são construídos.

A Intel espera que a aquisição seja concluída ainda este trimestre. Este é um negócio muito empolgante do ponto de vista de padrões abertos de código aberto e é ótimo ver a Intel continuando a investir no ecossistema de software.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.