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24/08/2021 às 13:00

6 min leitura

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Por Claylson Martins

Intel lança OSPray Studio 0.8

Intel lança OSPray Studio 0.8

Um ano atrás, a Intel anunciou o OSPray Studio como um aplicativo de gráfico de cena para renderizar ativos glTF e outros modelos 3D. O OSPray Studio é construído a partir de seu mecanismo de rastreamento de raios OSPray no qual eles vêm trabalhando há anos. Todos esses esforços da Intel fazem parte da iniciativa oneAPI e hoje marca o lançamento de um novo recurso brilhante.

O OSPray Studio 0.8 foi lançado durante a noite e adiciona suporte para motion blur de câmera OSPray e motion blur de transformação para cenas animadas de glTF, fluxo de trabalho de ladrilho de textura UDIM, widget de pesquisa aprimorado, otimizações de desempenho de grande cena, suporte ImGui e suporte para janela de visualização, importador OBJ modificado, e uma variedade de outras melhorias. O OSPray Studio 0.8 também tem uma série de correções, incluindo para resolver possíveis problemas de travamento.

O principal anúncio da Intel sobre o SIGGRAPH 2020 é que eles lançaram o OSPray Studio. O OSPray Studio fará parte de seu oneAPI Rendering Toolkit e construído sobre o OSPray. Ele serve como um aplicativo gráfico de cena de código aberto. O OSPray Studio pode atuar autônomo como uma grande vitrine para os recursos de renderização oneAPI da Intel e visualizar vários formatos de modelo 3D diferentes.

OSPray Studio não é exatamente uma grande surpresa, mas algo que é silenciosamente conhecido há meses. OSPray Studio também não foi desenvolvido como código aberto. Embora anteriormente um pouco preocupante é que o OSPray Studio não viu nenhum trabalho em seu branch principal em muitos meses, mas sim um branch devel. Portanto, tenho me perguntado sobre o estado do OSPray Studio, embora felizmente ele esteja “em breve”. 

Intel lança OSPray Studio 0.8

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  • Recursos e melhorias
    • Suporte para Motion Blur de câmera OSPRay e Transformation Motion Blur para cenas animadas de glTF
    • Suporte para fluxo de trabalho de mosaico de textura UDIM
    • Novas funções de transferência e mapas de cores para renderização de volume
    • Widget de pesquisa muito aprimorado para objetos e materiais de cena
    • Otimização de desempenho de grande cena
    • Adição de encaixe ImGui e suporte para janela de visualização (experimental)
    • Dependências externas de terceiros atualizadas trazendo recursos e correções de bugs
    • Importador OBJ modificado para analisar e usar quadrantes e triângulos
    • Navegação de câmera Arcball aprimorada com bloqueio de vetor superior
  • Correções de bugs
    • Materiais fixos após limpar a cena
    • Materiais fixos para PointCloudData (PCD)
    • Não é mais possível criar um framebuffer de dimensão zero
    • Nomenclatura de nó de instância corrigida para permitir muitas instâncias idênticas
    • Corrigida a falha se a cor da luz pontual glTF opcional fosse omitida
    • Falha corrigida se a geometria isosuface for usada como geometria de recorte quando nenhuma outra
      geometria estiver na cena

Mais detalhes sobre o OSPray Studio 0.8 podem ser encontrados no GitHub do projeto. Além de ser totalmente de código aberto, o OSPray Studio 0.8 também possui binários pré-construídos para Linux, Windows e macOS. Veja outros detalhes aqui.

Via Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

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