Intel Media Driver 2023Q2 prepara mais novidades para Meteor Lake

Confira as características.

A Intel publicou sua última atualização trimestral para a implementação VA-API de código aberto do Intel Media Driver, bem como para sua biblioteca de camadas de processamento de vídeo oneVPL. A versão Intel Media Driver 2023Q2 fornece suporte de codificação/decodificação da API de aceleração de vídeo (VA-API) em gráficos integrados voltando para Broadwell, ao mesmo tempo em que oferece suporte a todas as ofertas de gráficos discretos e integrados mais recentes da Intel. Então, o Intel Media Driver 2023Q2 prepara mais novidades para Meteor Lake.

A atualização deste trimestre teve muito trabalho ainda no lado do Meteor Lake na preparação para os próximos processadores de laptop. O mais recente trabalho de aceleração de vídeo do Meteor Lake inclui a correção da funcionalidade de codificação AV1, aprimorando a conversão de intervalo BT2020 YUV/RGB e habilitando o índice PAT para configuração de cache.

No lado da decodificação de vídeo, a nova versão do Intel Media Driver permitiu o envio do GuC no hardware Raptor Lake S, oferece suporte à consulta DDI para informações de redefinição do mecanismo no DG2/Alchemist e mais recentes e corrige um problema de interrupção do HEVC no Tigerlake e mais recentes.

Intel Media Driver 2023Q2 prepara mais novidades para Meteor Lake

O trabalho de codificação de vídeo com esta atualização de driver trimestral inclui a correção de corrupção de bitstream AV1 TX_MODE_SELECT para DG2/Alchemist, correção de relatórios de recursos HEVC ICQ para DG2/Alchemist, ativação da codificação HEVC VDEnc 422 no Arctic Sound M, uma otimização de energia para preenchimento de superfície não alinhada VP9 em Tigerlake, e outras correções.Downloads e mais detalhes sobre o lançamento do Intel Media Driver 2023Q2 via GitHub.

Também está disponível hoje a versão oneVPL GPU Runtime 2023Q2 que possui uma otimização de decodificação AV1 DPB, correções de decodificação VP( e HEVC, codificação HEVC VDEnc 422 para Arctic Sound M, uma correção de codificação JPEG e mapeamento de tom HDR aprimorado e 3DLUT no processamento de vídeo código.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile