Intel retira drivers e BIOS muito antigos do site

Agendamento de baixa latência do driver de gráficos Intel deve proporcionar uma experiência mais suave

A Intel vai remover drivers antigos e atualizações de BIOS de seu site até o final da semana. Atualmente, a Intel prevê a remoção de downloads muito antigos de BIOS e drivers de seus sites a partir de 22 de novembro. Embora esses downloads de software para os produtos em questão tenham cerca de 20 anos, o impacto atual deve ser pequeno. Além disso, os drivers Linux estão no kernel principal. Portanto, tudo o que você realmente estaria perdendo são as atualizações de BIOS. Mesmo assim, como se sabe, faz muito tempo que elas não acontecem. Portanto, a Intel retira drivers e BIOS muito antigos do site.

Diz-se que a Intel está removendo drivers antigos e BIOS de suas ofertas originais de produtos da era Pentium no final da semana. A Intel não forneceu uma lista exata de todos os produtos afetados, mas todos têm quase 20 anos e mais. Além dos entusiastas do vintage e daqueles que confiam no hardware desatualizado ainda em casos de uso de nicho, não deve haver muito impacto real. Este tópico do Reddit tem detalhes adicionais sobre alguns dos produtos afetados e espelhos não oficiais dos arquivos agora que a remoção é iminente.

Intel retira drivers e BIOS muito antigos do site

Felizmente, esse é um problema a menos para os usuários do Linux. Isto porque a Intel é uma boa administradora de código-fonte aberto e com ótimo suporte a drivers Linux no kernel principal. Assim, ter que vasculhar o site da Intel em busca de drivers não é algo especialmente importante para os tipos mais antigos de hardware. As atualizações do BIOS estão desaparecendo para esses sistemas antigos, porém a Intel nem mesmo atualizou os BIOS para as placas da era Pentium nos últimos anos, portanto, se você ainda não atualizou, provavelmente não o fará.

O kernel principal do Linux ainda vê atividade para a série Apple PowerBook original, suporte duas décadas atrasado para alguns sistemas SGI e muito mais. Então, se você estiver executando hardware datado e os drivers do fornecedor não estiverem mais disponíveis, é sempre uma ótima desculpa experimentar o Linux, embora com opções mais limitadas hoje em dia, considerando que o x86 de 32 bits está sendo gradualmente eliminado por mais distribuições.

Esteja preparado para um longo processo, se você deseja compilar um novo kernel Linux para o seu dispositivo de duas décadas.

Este download, Atualização do BIOS [BLH6710H.86A] 0163, não estará mais disponível após 22 de novembro de 2019 e não será suportado com nenhuma funcionalidade, segurança ou outras atualizações adicionais, diz uma mensagem postada na página de download de um dos componentes impactados. A Intel recomenda que os usuários da Atualização do BIOS [BLH6710H.86A] 0163 desinstalem e/ou interrompam o uso o mais rápido possível, continua a mensagem.

Arquivos dos anos 90

Os downloads são drivers e atualizações de BIOS para componentes de desktop Intel e placas-mãe que a empresa lançou nos anos 90 e início dos meados dos anos 2000.

Acredita-se que os downloads de centenas de componentes tenham sido afetados, desde placas-mãe a placas NIC e placas gráficas.

A maioria dos drivers é para versões do Windows, como 98, ME, XP e edições mais antigas do Windows Server. Ou seja, versões antigas do sistema operacional Windows que atingiram o fim da vida útil (EOL).

Todos os componentes e placas-mãe alcançaram (EOL) anos atrás, e a Intel parou de fornecer atualizações de firmware como resultado. Seu site estava apenas hospedando os arquivos mais antigos por conveniência.

Os usuários que precisavam dos drivers para reinstalar estações de trabalho antigas estavam usando o site oficial da Intel para obter as versões mais recentes dos drivers ou atualizações do BIOS.

Muitas críticas à decisão

Agora, os arquivos serão removidos, o que despertou raiva de muitos administradores de sistema que ainda estão executando sistemas com equipamentos Intel mais antigos.

Um tweet descreve perfeitamente a frustração e a raiva da maioria dos administradores de sistema ao ouvir os planos da Intel.

Caras empresas que fabricam hardware: você deve hospedar seus drivers até que o sol exploda ou saia do negócio, e não até que fique cansado de hospedar 20 megabytes, disse um usuário do Twitter em setembro, quando a Intel começou a mostrar o EOL mensagem em seu Centro de downloads.

Não acredito nisso. Todos esses anos venho recomendando produtos Intel por causa de seu suporte a longo prazo, disse um usuário em uma discussão do HackerNews. Eu sei que essas placas são antigas, mas realmente custa muito para hospedar os arquivos para downloaders ocasionais?

A mudança da empresa é muito controversa. Como os dois usuários citados acima apontam, a maioria dos usuários espera que um fornecedor de hardware hospede seus drivers por toda a eternidade, apesar do próprio produto atingir a EOL e não estar disponível comercialmente.

Isso permite que os usuários que perderam a mídia de instalação antiga tenham acesso ao driver ou à atualização do BIOS de um componente a partir de um local oficial.

No entanto, a realidade é que as coisas nem sempre funcionam assim. Embora os usuários acreditem que um fornecedor disponibilize os drivers para sempre, os contratos e os termos de serviço não garantem isso. Sendo assim, e não há obrigação da parte do fornecedor em fazê-lo.

Outras empresas fazem o mesmo

A Intel certamente não é o primeiro fornecedor de hardware a eliminar drivers e atualizações de BIOS de seu site para produtos EOL. A HP fez algo semelhante em 2017.

Muitos usuários acreditam que as empresas limpam o firmware antigo na tentativa de forçar os clientes a comprar novos equipamentos, uma vez que se encontram em uma situação incapaz de instalar e usar componentes mais antigos.

No entanto, nem todos os fornecedores de hardware adotam essa abordagem. Por exemplo, a Dell e a Lenovo são conhecidas por fornecer aos usuários acesso total a drivers mais antigos. A Lenovo, em particular, possui uma seção em seu site  especificamente dedicada a downloads de produtos EOL.

Providências a serem tomadas já

Enquanto isso, há certas coisas que os proprietários de equipamentos Intel mais antigos devem fazer. O primeiro é baixar os drivers e as atualizações do BIOS de seus respectivos componentes e placas-mãe no site oficial da Intel, enquanto eles ainda estão disponíveis.

Segundo, se estão lendo este artigo após o prazo de 22 de novembro, podem usar um espelho do site FTP da Intel, como este ou este, para baixar os arquivos necessários. Outros esforços da comunidade também estão em andamento.

Terceiro, eles devem evitar baixar drivers da Intel e atualizações de BIOS de “sites de downloads” desonestos. Como vários usuários comentando sobre uma discussão do HackerNews apontaram, este é o momento e a circunstância ideais para os autores de malware criarem sites que oferecem downloads de firmware combinados com malware para equipamentos Intel mais antigos.

Discussões adicionais sobre este tópico estão disponíveis nesta no fórum da Vogons e neste tópico de comentários do HackerNews.

Com informações de ZDNet e Phoronix

Sair da versão mobile