Funcionários do Google dizem que Bard é digno de vergonha e pior do que inútil

Google trabalha para manter os bate-papos de Bard fora da Pesquisa
Google trabalha para manter os bate-papos de Bard fora da Pesquisa

Depois que a OpenAI lançou o ChatGPT, o Google lançou seu próprio chatbot de IA, o Bard. Desde então, o programa de IA de conversação cometeu alguns erros, como quando a demonstração forneceu informações erradas sobre o Telescópio Espacial James Webb. Conhecendo as limitações do software, parece que alguns funcionários do Google não ficaram muito felizes com a pressa da empresa em lançar o Bard.

Google Bard

Um novo relatório do Bloomberg (Via: Android Authority) lança alguma luz sobre a percepção interna de Bard antes de seu lançamento. Depois de revisar a documentação interna e conversar com 18 funcionários atuais e antigos, o relatório mostra um quadro sombrio das capacidades da Bard e do sentimento dos funcionários.

funcionarios-do-google-dizem-que-bard-e-digno-de-vergonha-e-pior-do-que-inutil

De acordo com o canal, um funcionário descreveu o chatbot como “digno de vergonha”. Outro funcionário alertou que “Bard é pior do que inútil: por favor, não lance”. Um funcionário até apontou que, quando questionado sobre mergulho, Bard deu respostas “que provavelmente resultariam em ferimentos graves ou morte”.

Apesar da recepção negativa aparentemente esmagadora, o Google decidiu lançar o chatbot AI de qualquer maneira. Essa decisão pode ter sido alimentada pela gestão do “código vermelho” declarada após o surgimento do ChatGPT.

De acordo com os funcionários, a liderança decidiu que, enquanto chamasse os novos produtos de “experimentos”, o público poderia perdoar suas deficiências. O relatório afirma que os trabalhadores responsáveis pela segurança e pelas implicações éticas de novos produtos foram instruídos a “não atrapalhar ou tentar matar qualquer uma das ferramentas generativas de IA em desenvolvimento”.

Independentemente de como a equipe do Google se sente em relação ao Bard, a empresa continua a impulsionar a experimentação de IA. Recentemente, foi revelado que o Google poderia lançar uma enxurrada de recursos de pesquisa de IA quando o Google I/O aparecer.

Corrida de IAs

O Google e outras empresas entraram em uma corrida muito acirrada desde o lançamento do ChatGPT. Isso porque todas elas queriam uma fatia do bolo desse novo mercado em ascensão.

A Inteligência Artificial da OpenAI tem pequenas falhas, mas não se comparam às citadas pelos funcionários do Google, que, aparentemente, lançou sua IA apenas para não perder o boom do momento, sem nenhum critério.

Muitos analistas estão receosos com a ascensão dessa tecnologia que, pode ser usada para coisas ruins, como criação de malware, por exemplo. Esperamos que, pelo menos, mecanismos de segurança sejam criados para evitar questões como essas futuramente.