Na quinta-feira à tarde (horário do Pacífico), mais usuários do aplicativo Gemini no Android começaram a ter acesso aos recursos de câmera Live e compartilhamento de tela da tecnologia Astra.
Gemini Live expande acesso à câmera Astra e compartilhamento de tela no Android
O Google havia anunciado a expansão desses recursos em março, com os primeiros relatos de disponibilidade surgindo há cerca de duas semanas. No último sábado, a empresa reafirmou que está “trabalhando arduamente para ampliar o acesso”. Já no início desta semana, um artigo de suporte detalhou que qualquer dispositivo Android inscrito no Gemini Advanced é compatível com essas funcionalidades.
Agora, os novos recursos do Astra foram ativados em dois dispositivos Pixel distintos nos EUA e na Europa, vinculados a contas Google diferentes. No entanto, outros dispositivos associados a essas mesmas contas ainda não receberam a atualização, indicando que a distribuição está sendo feita de forma gradual, mas com um volume maior de usuários relatando acesso.
Como funciona o Astra no Gemini Live
Ao ser ativado em um dispositivo, o usuário pode visualizar um aviso dentro do aplicativo Gemini com a mensagem: “Compartilhe sua câmera ou tela com o Gemini Live”. Segundo o Google, esse recurso permite que as pessoas “conversem sobre ideias, aprendam mais sobre seu ambiente ou solicitem assistência para o que está sendo exibido na tela”.
Para utilizar o Gemini Live, basta abrir a câmera pelo novo botão localizado na parte inferior da interface. O sistema também permite alternar para a câmera frontal através de um botão no canto da tela. Um aviso sugere que, “para obter os melhores resultados, os objetos capturados devem estar em movimento contínuo”. Vale destacar que a tela de visualização precisa permanecer ativa para que o Gemini Live funcione corretamente.
Compartilhamento de tela no Gemini Live
O compartilhamento de tela pode ser iniciado tanto pela interface de tela cheia quanto pela sobreposição do Gemini em qualquer parte do sistema. Para ativar, basta selecionar “Compartilhar tela com o Live”.
Antes de iniciar, o usuário recebe um aviso de privacidade para confirmar a intenção de “Compartilhar sua tela com o Google”. Uma vez autorizado, uma contagem regressiva é exibida na barra de status do sistema, ao lado do horário, indicando que o compartilhamento está ativo.
Como verificar a disponibilidade do Astra
Para conferir se o Astra já foi ativado em seu dispositivo, é recomendável forçar o fechamento do aplicativo Gemini antes de tentar acessar o Live novamente.