Gemini Nano está habilitando recursos de IA em telefones intermediários

google-anuncia-seu-novo-modelo-de-ia-chamado-de-gemini

Gemini Nano é o menor modelo de IA do Google, projetado para funcionar localmente em smartphones e outros dispositivos de baixo consumo de energia. O modelo já está acostumado a potencializar recursos em telefones principais. No entanto, o Gemini Nano está habilitando recursos de IA em telefones intermediários também.

Gemini Nano e os telefones intermediários

A MediaTek anunciou que trabalhou com o Google para integrar e otimizar o Gemini Nano para o processador principal Dimensity 9300 e o chipset Dimensity 8300 de gama média. “A MediaTek e o Google planejam lançar um APK rodando no Dimensity 9300 e 8300 para ajudar desenvolvedores e OEMs na implantação de aplicativos Gemini Nano”, acrescentou o designer de chips taiwanês.

Não é nenhuma surpresa saber que o Gemini Nano é executado localmente no Dimensity 9300. O Google observou anteriormente que os mais recentes chipsets da Qualcomm, MediaTek e Samsung suportam o Gemini Nano e o conjunto AICore que o acompanha.

IA generativa em telefones de gama média

O que chama a atenção, entretanto, é o fato de que o modelo AI agora suporta (e está otimizado para) um processador de smartphone de gama média. Isso sugere que você não precisará comprar o telefone de última geração para ter recursos avançados de IA no dispositivo.

Atualmente, o Gemini Nano oferece vários recursos nos principais telefones do Google e/ou Samsung. Isso inclui Magic Compose para ajustar o tom das mensagens, resumos no aplicativo Google Recorder, resumos de texto e Resposta Inteligente no Gboard. É importante notar que o único telefone lançado globalmente com o Dimensity 8300 é o POCO X6 Pro. Mas esperamos que este chipset e os recursos de IA com tecnologia Nano cheguem a mais dispositivos.

O Dimensity 8300

A MediaTek diz que o Dimensity 8300 é capaz de suportar grandes modelos de linguagem com até 10 bilhões de parâmetros, mas a empresa não falou sobre a taxa de token suportada pelo chipset (ou seja, tempo de processamento para modelos de IA). Portanto, é teoricamente possível que vejamos um desempenho mais lento nos telefones Dimensity 8300 ao executar vários recursos de IA no dispositivo.

Esperamos que a IA chegue a mais telefones, em breve, não apenas em dispositivos de última geração, mas em dispositivos intermediários, para que essa tecnologia seja mais aproveitada. Todos os usuários de smartphones precisam de tecnologias que facilitem o seu dia a dia e a IA generativa está aí para isso.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile