Nova atualização

GPT-4.5 da OpenAI surge na versão beta do Android, lançamento pode estar próximo

O modelo GPT-4.5 foi detectado na versão beta do ChatGPT para Android, indicando um lançamento iminente. Assinantes Pro já podem acessar a pesquisa prévia. A OpenAI também testa melhorias na interface web do ChatGPT.

Imagem com a logomarca do ChatGPT

A OpenAI está se preparando para lançar seu mais novo modelo de IA, o GPT-4.5, antes do esperado. Recentemente, usuários da versão beta do ChatGPT para Android notaram a presença de uma referência ao “GPT-4.5 research preview”, sugerindo que a novidade pode estar a caminho.

GPT-4.5 surge na versão beta do Android, indicando lançamento iminente

Imagem GPT 4.5 beta
Imagem: Bleeping Computer

Novo modelo já disponível para assinantes Pro

A OpenAI atualmente oferece diversas versões do ChatGPT, incluindo GPT-4o e variações como o1, o3-mini e o3-mini-high, o que pode causar confusão entre os usuários. Por isso, o CEO da OpenAI, Sam Altman, anunciou que a nomenclatura será simplificada, e modelos futuros seguirão um padrão mais intuitivo, como GPT-4.5 e GPT-5.

Usuários da versão beta do ChatGPT relataram ter recebido um aviso informando: “Experimente a prévia da pesquisa GPT-4.5 — usuários Pro agora têm acesso ao nosso modelo mais novo e maior”. Apesar de o alerta ainda não estar funcional, sua presença reforça a possibilidade de um lançamento próximo, inicialmente restrito aos assinantes do ChatGPT Pro.

Atualmente, o ChatGPT Pro custa US$ 200 por mês e oferece menos limitações do que os planos Plus e Gratuito, que custam US$ 20 mensais. Isso indica que o novo modelo pode ser uma exclusividade para os usuários Pro no início.

Melhorias na interface web do ChatGPT

Além da chegada do GPT-4.5, o pesquisador de IA Tibor Blaho identificou testes em novos recursos na interface web do ChatGPT. Entre as novidades planejadas, a OpenAI estaria movendo funcionalidades como pesquisa profunda, interações por tela e imagens para o seletor de arquivos. Essa mudança faz parte de uma reformulação na interface, tornando mais fácil a seleção do modelo e a alternância entre funções.

Outro destaque é a reformulação do campo de entrada quando o modo pesquisa profunda está ativado. Agora, ele exibe a mensagem: “Posso pesquisar em segundo plano para entregar um relatório detalhado. Para melhores resultados, inclua quaisquer fontes relevantes, áreas de foco desejadas, arquivos relacionados à sua pesquisa e forneça o máximo de detalhes possível”.

Ainda não há informações sobre quando o GPT-4.5 e essas melhorias serão liberados para todos os usuários. No entanto, espera-se que a OpenAI revele mais detalhes em breve, à medida que avança nos testes.