IA deve aumentar o poder do computador em 10 vezes, segundo previsão do Presidente da Huawei

google-quer-que-a-ia-escreva-as-suas-noticias-diarias

A IA nunca esteve tão em alta quanto agora e, há muitas previsões para ela. Durante o Fórum de Líderes Empresariais da APEC em Pequim, o presidente rotativo da Huawei, Hu Houkun, compartilhou detalhes sobre sua visão para o futuro da IA. A previsão do Presidente da Huawei é que a IA deve aumentar o poder do computador em 10 vezes.

IA deve aumentar o poder do computador

A ascensão do ChatGPT foi suficiente para iniciar uma nova era na computação e, talvez, uma nova era na maneira como vivemos nossas vidas e lidamos com a tecnologia. Os modelos de linguagem natural estão se espalhando e toda empresa de tecnologia quer pegar uma fatia desse bolo.

A verdade é que a IA já está mudando os negócios em todo o mundo e os usuários estão adotando fortemente a nova tecnologia. De acordo com Hu, a nova forma de IA inaugurou oficialmente uma nova era. Ele irá “reescrever aplicações pessoais e industriais”. Vai impulsionar o segmento, veremos uma grande evolução até 2030.

Presidente da Huawei prevê que IA trará uma “revolução” no segmento de tecnologia até 2030

Mr.Hu acredita que veremos um enorme crescimento na demanda. Ele projeta que o poder geral da computação terá um aumento notável até 2030, mais de dez vezes. Ele também prevê que o poder da IA aumentará impressionantes 500 vezes no mesmo período. Haverá alguns passos e outros segmentos subindo ao lado. Por exemplo, ele acredita em uma conectividade global mais profunda e uma redução significativa da latência nos padrões de conectividade.

Até 2030, ele espera que o número total de conexões em todo o mundo chegue a impressionantes 20 bilhões. Além disso, os aplicativos de baixa latência, com apenas 1ms de atraso, serão generalizados. Os tempos de espera devem ser reduzidos em cerca de 100x se os compararmos com os padrões atuais. Esses avanços são definidos para atender às necessidades de IA.

Imagem: Gizchina

O executivo da Huawei também destaca o surgimento de novas formas de negócios. Inclui o metaverso e a teoria da imagem holográfica. Essas novas tecnologias de ponta estão evoluindo, mas ainda não são atraentes para os usuários em geral. Isso pode mudar nos próximos anos, à medida que essas tecnologias evoluem. É claro que, com o domínio de tais tecnologias, os padrões da Internet precisarão evoluir junto. As demandas de largura de banda terão um aumento e mais oportunidades surgirão junto com esse crescimento.

A ascensão do poder de computação beneficiará vários outros segmentos

O fórum também discute os benefícios além do segmento de tecnologia. Por exemplo, o setor de energia deve ter um impulso significativo com o surgimento dessa tecnologia. Com o poder da tecnologia digital, o processo de descarbonização vai melhorar, se tornar mais rápido e veremos um benefício a longo prazo. Com a adoção das tecnologias 5G, IA e computação em nuvem, as usinas mais tradicionais devem adotar essa tecnologia e obter alguns benefícios a longo prazo. O avanço promete maior qualidade e eficiência na geração de energia. A ascensão da tecnologia digital também deve impulsionar a evolução da energia solar e eólica.

De acordo com Hu, a Huawei vê o enorme potencial de tecnologias baseadas em IA, como o ChatGPT. Ele representa o futuro do poder de computação e pode quebrar as barreiras atuais do hardware. Falando sobre conectividade, o presidente espera que os padrões atuais de 100 Mbps atinjam uma quantidade impressionante de 10 Gbps nos próximos sete anos. Esse é um aumento notável e pode mudar completamente a maneira como vivemos nossas vidas.

Com a crescente demanda por IA, muitos outros setores serão beneficiados. Temos razões suficientes para acreditar nos argumentos do Sr. Hu para o futuro. No momento, modelos de IA como o ChatGPT estão enfrentando problemas devido ao segmento da CPU. Pode limitar o crescimento por um tempo, mas é apenas uma barreira temporária. À medida que a demanda cresce, os fabricantes também aumentam suas capacidades.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile