meta-pode-ter-violado-direitos-autorais-em-conjunto-de-dados-de-treinamento-de-ia

Apesar de vermos muitas notícias sobre a IA vindo da Microsoft e do Google, por exemplo, muitas outras empresas também estão correndo para desenvolver produtos de IA, incluindo a Meta. Para esse fim, a gigante da mídia social acaba de apresentar sua primeira entrada no espaço. A Meta acaba de revelar uma ferramenta de IA poderosa!

Ferramenta de IA da Meta

A Meta revelou em uma postagem no blog (Via: Android Authority) que está trabalhando em uma ferramenta generativa de IA para fala. Chamada Voicebox, a empresa diz que sua ferramenta pode executar uma variedade de tarefas de geração de fala “que não foi treinada especificamente para fazer por meio do aprendizado no contexto”.

meta-revela-ferramenta-de-ia-poderosa

De acordo com a Meta, algumas dessas tarefas incluem síntese de texto para fala no contexto, edição de fala, redução de ruído, transferência de estilo multilíngue e amostragem de fala diversificada. Veja como a empresa descreve esses recursos:

  • Text-to-speech (conversão de texto em fala) no contexto: usa amostras de áudio com apenas dois segundos de duração para combinar com o estilo de áudio e usar para geração de text-to-speech.
  • Edição de fala e redução de ruído: a ferramenta pode recriar uma parte da fala que foi interrompida por um ruído ou substituir palavras mal ditas sem precisar regravar.
  • Transferência de estilo multilíngue: a ferramenta pode obter uma amostra de fala e uma passagem de texto para produzir uma leitura do texto em inglês, francês, alemão, espanhol, polonês ou português.
    Amostragem de fala diversificada: usa dados diversos para gerar uma fala mais representativa de como as pessoas falam nos seis idiomas mencionados anteriormente.

IA generativa e as pesquisas da Meta

De acordo com a empresa dona do Facebook, o Voicebox faz parte de sua pesquisa sobre IA generativa. Quanto à sua utilidade, Meta afirma:

No futuro, modelos de IA generativos multifuncionais, como o Voicebox, poderiam dar vozes com som natural a assistentes virtuais e personagens não-jogadores no metaverso. Eles poderiam permitir que pessoas com deficiência visual ouvissem mensagens escritas de amigos lidas por IA em suas vozes, fornecer aos criadores novas ferramentas para criar e editar facilmente faixas de áudio para vídeos e muito mais.

Se você quiser ver um exemplo de Voicebox, pode acessar o blog da Meta e assistir ao vídeo postado lá. A empresa está empenhada em trazer o metaverso nos próximos anos e, a IA pode ser de grande ajuda nesse processo também.