A Microsoft, em colaboração com a Teachable AI Experiences e a Ninja Theory, do Xbox Games Studios, anunciou o lançamento de um inovador modelo de inteligência artificial (IA) voltado para o desenvolvimento de jogos. Nomeado Muse, esse modelo foi projetado para ajudar os desenvolvedores a aprimorar e agilizar processos criativos, oferecendo novas formas de interagir com jogos.
Como o Muse revoluciona o desenvolvimento de jogos

O que torna o Muse especial? Ele tem a capacidade de gerar visuais e ações dentro do jogo com base em uma compreensão tridimensional do ambiente. Para isso, foi treinado utilizando 1,6 bilhão de parâmetros e 1 bilhão de imagens e ações de controle, o que equivale a cerca de sete anos de jogos contínuos. Para esse treinamento, o jogo Bleeding Edge, da Ninja Theory, foi utilizado como base.
Os dados que alimentam o Muse são provenientes de sessões de jogo de usuários que consentiram com o uso de suas informações. O modelo trabalha com imagens e movimentos gravados em uma resolução de 300 x 180px, o que lhe permite gerar sequências de até dois minutos de gameplay e prever a evolução dos jogos, mantendo a física do mundo virtual intacta. Demonstrações recentes mostram que o Muse pode ajustar câmeras, fazer escolhas de caminhos e até introduzir personagens novos sem perder a consistência do jogo original.
A Microsoft destaca que o modelo já está sendo utilizado para criar IA jogável em tempo real, o que auxilia no teste de novas ideias e até na expansão de jogos existentes. Além disso, uma aplicação interessante do Muse seria possibilitar a recriação de jogos clássicos para rodarem em plataformas de hardware moderno, facilitando a preservação de jogos retro.
Para os interessados, os pesos do modelo Muse, dados de amostra e o WHAM (Modelo de Ação Humana e Mundial) estarão acessíveis no Azure AI Foundry. Além disso, demonstrações interativas de jogos de IA estarão disponíveis no Copilot Labs ao longo deste ano.