Mozilla planeja trabalhar em IA de código aberto

Mozilla tem um novo CEO para focar no futuro

A Mozilla é famosa no mundo da tecnologia, sobretudo pelos esforços no que diz respeito à privacidade e no navegador Firefox. Mas, a empresa quer ir além, nesse momento em que a IA está em alta. A Mozilla planeja trabalhar em IA de código aberto.

A IA teve um rápido crescimento em muitos setores, com grandes apostas de tecnologia fortemente nele. E a Mozilla sabe disso. Microsoft, Google e vários outros Chatbots, integração de mecanismos de pesquisa, criação de conteúdo, design gráfico e outros. E a Mozilla não quer perder isso.

Mozilla deve trabalhar com IA de código aberto

Em um anúncio recente, eles revelaram planos para criar uma nova startup e reunir uma comunidade para construir um ecossistema de IA confiável, independente e de código aberto.

A Mozilla comprometeu $ 30 milhões (cerca de R$ 159 mi) para iniciar uma nova inicialização chamada Mozilla.ai. O objetivo é reunir pessoas de diferentes esferas da vida para trabalhar coletivamente na criação de um ecossistema de IA confiável e independente que beneficiará a todos.

A primeira ordem de negócios será criar ferramentas que tornem a IA generativa muito mais segura e transparente do que é agora e criar sistemas de recomendação centrados nas pessoas que não forneçam informações distorcidas. Esta inicialização será liderada por Moez Draief (diretor administrativo da Mozilla). Os membros iniciais do conselho serão Karim Lakhani de Harvard, Navrina Singh de Credo e Mark Surman de Mozilla (Diretor da Mozilla Foundation).

A nova onda de IA criou muita empolgação e preocupação

A onda atual/próxima de IA pode potencialmente melhorar a vida de muitas pessoas, mas apenas se a tecnologia for mais focada no ser humano. A Mozilla diz que isso só será possível quando eles colocarem a agência humana e os interesses dos usuários no centro e priorizarem a transparência e a responsabilidade.

Em contraste, os gigantes da tecnologia e as empresas de nuvem com recursos significativos estão lutando para continuar seu domínio sobre o mercado fazendo as coisas da maneira usual, sem foco especial em melhorar a transparência e a moderação.

A Mozilla Foundation está se envolvendo para desenvolver soluções de IA de código aberto que podem desafiar empresas como ChatGPT, Google Bard e muito mais. Para não esquecer, há outra equipe trabalhando para criar uma alternativa de código aberto ao ChatGPT. Isso é excelente, porque precisamos competir com as grandes empresas de tecnologia que agarram suas garras no mercado de consumo sem supervisão da comunidade.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile