OpenAI em transição: Demissões, contratações e um futuro incerto

OpenAI em transição: Demissões, contratações e um futuro incerto

A OpenAI, uma das principais empresas de IA, está passando por uma fase turbulenta de drama, demissões, contratações, um possível êxodo de funcionários e uma reestruturação da gestão.

Tudo começou quando a OpenAI demitiu o CEO Sam Altman. Ele não só foi o líder da empresa, mas também foi o rosto dela. Não nos foi dado um motivo claro para a empresa demiti-lo. Uma declaração do post resultante no OpenAI.com leu que Sam Altman “não foi consistentemente franco em suas comunicações com o conselho, dificultando sua capacidade de exercer suas responsabilidades”. O conselho a que a citação se refere é o conselho sem fins lucrativos que supervisiona a empresa. No conselho, temos o cientista-chefe da OpenAI, Ilya Sutskever, o CEO do Quora, Adam D’Angelo, a diretora de estratégia do Centro de Segurança e Tecnologia Emergente de Georgetown, Helen Toner, e a ex-CEO do Sistema GeoSim, Tasha McMauley.

Não sabemos sobre o que ele estava sendo franco; no entanto, foi grave o suficiente para expulsar Altman da empresa. Horas depois que Altman foi demitido, o presidente e co-fundador da empresa, Greg Brockman, renunciou ao seu cargo. Logo após isso acontecer, ele e Sam, supostamente, estavam no processo de contatar investidores e amigos para iniciar uma nova empresa.

Pouco depois da demissão de Altman, vários pesquisadores seniores deixaram seus cargos também. Junto com eles, vários outros funcionários ameaçaram deixar a empresa se Altman não fosse recontratado. O número cresceu para mais de 650 dos 770 funcionários da empresa nos próximos dias.

Sem um CEO, havia um grande vácuo a preencher, então a empresa começou a procurar um novo CEO. Enquanto isso, enquanto a empresa estava procurando um CEO permanente adequado, nomeou sua diretora de tecnologia, Mira Murati, como CEO interina.

No sábado, 18 de novembro, Altman foi contratado para dirigir uma nova divisão na Microsoft, onde ele será ainda mais poderoso, com os recursos de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e o apoio direto de seu CEO.

E quanto à OpenAI, o futuro parece profundamente incerto, com o conselho aparentemente tendo perdido a confiança do pessoal da empresa e os funcionários ameaçando sair em massa.

A situação da OpenAI está mudando a cada hora, parece, e pode ser difícil acompanhar o que está acontecendo. Portanto, certifique-se de verificar novamente as atualizações.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.