A Qualcomm apresentou IA rodando nativamente em todos os tipos de dispositivos na exposição MWC 2024 em Barcelona, ??Espanha. A empresa também exibiu todas as soluções relacionadas à IA que desenvolveu no ano passado.
Qualcomm apresentou IA rodando nativamente em todos os tipos de dispositivos
A empresa também apresentou todos os produtos disponíveis comercialmente que usam as soluções da Qualcomm para oferecer recursos de IA. O Qualcomm AI Hub oferece suporte a mais de 75 modelos de IA, tornando mais fácil para os desenvolvedores integrá-los aos aplicativos.
A gigante dos chips com sede nos EUA revelou o Qualcomm AI Hub. Ele contém uma biblioteca de modelos de IA pré-otimizados para implantação perfeita de aplicativos e serviços em dispositivos equipados com processadores Snapdragon. Esta enorme biblioteca consiste em mais de 75 modelos de IA e generativos, incluindo Baichuan 7B, ControlNet, Stable Diffusion e Whisper, que são otimizados para funcionar bem em dispositivos localmente.
Cada modelo é otimizado para aproveitar as vantagens dos aceleradores de IA dentro do Qualcomm AI Engine (CPU, GPU e NPU), resultando em inferências 4x mais rápidas. Os desenvolvedores podem integrar facilmente esses modelos em seus aplicativos, resultando em desenvolvimento mais rápido de aplicativos, maior desempenho, otimização aprimorada e custos mais baixos.
Esses modelos de IA otimizados estão disponíveis no GitHub, Hugging Face e Qualcomm AI Hub. A empresa afirma que o suporte para mais modelos de IA será adicionado a mais sistemas operacionais e plataformas no futuro. Os desenvolvedores podem se inscrever hoje para executar modelos de IA na nuvem em dispositivos que usam processadores Qualcomm.
IA rodando nativamente em telefones Android e laptops Windows
A empresa também demonstrou o LLM (Large Language Model) do Large Language and Vision Assistant (LLaVA) pela primeira vez em um smartphone Android. Possui mais de 7 bilhões de parâmetros e pode aceitar vários tipos de entrada, incluindo imagens e texto. Ele pode gerar conversas múltiplas com um assistente de IA sobre imagens. Ele funciona com uma taxa de token responsiva, o que significa que possui privacidade e confiabilidade aprimoradas.
Ela também apresentou o LLM Low Rank Adaptation (LoRA) rodando em um smartphone Android. A empresa executou Stable Diffusion com LoRA, que permite aos usuários criar imagens de alta qualidade com prompts de texto. Eles podem inserir suas preferências pessoais ou artísticas para obter os resultados desejados.
A Qualcomm também apresentou um LLM de parâmetro 7B+ rodando em um PC Windows que pode aceitar entradas de texto e áudio. A empresa apresentou IA rodando nativamente no HONOR Magic 6 Pro (calendário alimentado por IA e criação de vídeo), OPPO X7 Ultra (Apagador de objetos de imagem) e Xiaomi 14 Pro (expansão de imagem gerada por IA).
Um laptop com processador Snapdragon X Elite é usado para mostrar como o dispositivo pode criar uma imagem gerada por IA em 7 segundos. Isso é 3x mais rápido que as soluções dos concorrentes x86 (AMD e Intel). A Qualcomm usou o editor de imagens gratuito e de código aberto GIMP com o plugin Stable Diffusion.
Qualcomm apresentou recursos alimentados por IA em mais dispositivos
A empresa também apresentou recursos de IA e IA generativa da plataforma Snapdragon Digital Chassis para carros conectados. Pode oferecer experiências personalizadas a motoristas e passageiros de maneira eficiente, poderosa, segura e confiável. Em seu estande no MWC 2024, a Qualcomm também apresentou o Humane AI Pin, um dispositivo móvel conectado alimentado por um processador Snapdragon. Ele usa uma maneira totalmente nova e sem tela de experimentar a IA e encontrar informações sobre as coisas.
A Qualcomm também revelou o sistema Snapdragon X80 Modem-RF que usa o processador 5G AI de segunda geração para oferecer maior cobertura de rede celular, latência, desempenho e eficiência energética. Ele também apresentou o sistema de conectividade móvel FastConnect 7900, que é o primeiro sistema Wi-Fi 7 otimizado para IA do mundo, aumentando o padrão de conectividade sem fio adaptável, de alto desempenho, baixa latência e baixo consumo de energia.
Para facilitar as coisas para as operadoras de redes celulares, a Qualcomm apresentou três tecnologias. O assistente generativo de IA para Radio Access Network (RAN) torna mais fácil para os engenheiros simplificarem as tarefas de gerenciamento de redes e fatias. Seu aplicativo Open RAN baseado em IA (rApp) reduz o consumo de energia durante o gerenciamento da rede. A empresa também apresentou seu conjunto de gerenciamento do ciclo de vida da rede 5G baseado em IA.