Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Isenção de parceria e publicidade.
Aceito
SempreUpdate SempreUpdate
  • Home
  • Notícias
  • Tutoriais
  • Android
  • Games
  • Contato
Buscar
  • Contact
  • Contact
  • Blog
  • Blog
  • Complaint
  • Complaint
  • Advertise
  • Advertise
© 2022 SempreUpdate - Todos os Direitos Reservados
LENDO: Internet Explorer: Quase três décadas de história, mas agora ele está morto!
Compartilhe
Entrar
Notificações Veja mais
Últimas notícias
como-instalar-o-launcher-viper-no-linux
Como instalar o launcher Viper no Linux!
30/06/2022
google-deve-expandir-recurso-de-deteccao-de-acidente-de-carro-para-alem-dos-telefones-pixel
Google deve expandir recurso de detecção de acidente de carro para além dos telefones Pixel
30/06/2022
google-hangouts-sera-encerrado-e-os-usuarios-terao-que-migrar-para-o-chat
Google Hangouts será encerrado e os usuários terão que migrar para o Chat
30/06/2022
como-instalar-o-softphone-siptop-no-linux
Como instalar o softphone Siptop no Linux!
30/06/2022
gmail-deve-estrear-novo-visual-em-breve
Gmail deve estrear novo visual em breve
30/06/2022
Aa
SempreUpdate SempreUpdate
Aa
  • Home
  • Notícias
  • Tutoriais
  • Android
  • Games
  • Contato
Buscar
  • Home
  • Notícias
  • Tutoriais
  • Android
  • Games
  • Contato
Have an existing account? Entrar
Siga-nos
  • Contact
  • Contact
  • Blog
  • Blog
  • Complaint
  • Complaint
  • Advertise
  • Advertise
© 2022 SempreUpdate - Todos os Direitos Reservados
SempreUpdate > Blog > Notícias > Internet Explorer: Quase três décadas de história, mas agora ele está morto!
Notícias

Internet Explorer: Quase três décadas de história, mas agora ele está morto!

Jardeson Márcio
Jardeson Márcio 16/06/2022
Atualizado em 16/06/22 às 5:39 PM
Compartilhe
internet-explorer-quase-tres-decadas-de-historia-mas-agora-ele-esta-morto
COMPARTILHE

Depois de quase três décadas, a Microsoft está oficialmente encerrando o Internet Explorer. O Explorer é o navegador interno da empresa, que se tornou obsoleto, pela lentidão que carrega. O navegador, símbolo da empresa, agora encerra sua carreira.

Microsoft foi processada por agregar o Internet Explorer ao Windows, alegando práticas antitruste. Isso permitiu que a Microsoft tivesse o compartilhamento de uso dominante em navegadores da web, apesar do Netscape ser tecnologicamente superior em muitos aspectos.

Em 2003, o Internet Explorer tinha 95% de participação de uso, mas o Mozilla Firefox foi lançado em 2004 e o Google Chrome foi lançado em 2008. O Internet Explorer foi sendo deixado de lado pelos usuários e, agora morreu!

internet-explorer-quase-tres-decadas-de-historia-mas-agora-ele-esta-morto

Internet Explorer 1 e 2

O Internet Explorer foi uma criação de Thomas Reardon e foi lançado como parte do Microsoft Plus! Para Windows 95, um pacote de software de US$ 49,99 (pouco mais de R$ 250,00 na cotação de hoje) que incluía o “Internet Jumpstart Kit”, um jogo chamado Space Cadet Pinball e alguns utilitários como DriveSpace 3 e Compression Agent. A equipe era composta por seis pessoas, o que não é surpresa, dado o estado da web em 16 de agosto de 1995, data em que o Microsoft Internet Explorer foi lançado.

Pouco depois disso, o Internet Explorer 1.5 foi lançado, adicionando suporte para tabelas. Foi também quando a Microsoft começou a agrupá-lo com o Windows NT, o que significava que não precisava pagar algumas taxas de licenciamento para uma empresa da qual a Microsoft foi acusada de retirar o código-fonte.

As coisas mudaram muito rapidamente, pois o Internet Explorer 2 foi lançado em 22 de novembro de 1995. Enquanto a primeira versão era apenas para Windows 95 e Windows NT posterior, o Internet Explorer 2 adicionou suporte para o Windows 3.1 mais antigo e Macintosh System 7.0.1.

Foram adicionados alguns recursos importantes como suporte para JavaScript, cookies HTTP, SSL e muito mais. Ele foi atualizado para suportar HTML3 e você pode importar marcadores do Netscape.

Internet Explorer 3 e 4

Em 13 de agosto de 1996, o Internet Explorer 3 foi lançado. O IE ainda estava tentando alcançar o Netscape, e foi aí que a competição entre os dois começou a esquentar. Uma coisa que foi adicionada no IE3 foi o suporte para CSS, ou Cascading Stylesheets. Foi também quando a Microsoft introduziu o JScript, sua própria versão do JavaScript que era quase exatamente a mesma linguagem.

O IE3 veio com Internet Mail and News, Windows Address Book, Microsoft Comic Chat, RealPlayer, NetMeeting e Windows Media Player. Obviamente, a maioria deles não existe mais.

Lançado em setembro de 1997 para Windows, janeiro de 1998 para Mac e março de 1998 para Unix, o Internet Explorer 4 adicionou suporte ao Active Desktop, que permite que o conteúdo HTML seja adicionado à área de trabalho. Foi também quando o mecanismo Trident estreou, e esse é o mecanismo do navegador que foi usado pelo resto da vida do IE.

Internet Explorer 5 e 6

O Microsoft Internet Explorer 5 foi lançado em 18 de março de 1999. Como havia muitas novidades no Internet Explorer 4, como suporte a HTML4, muito do IE5 teve a ver com alguns problemas, como suporte aprimorado a CSS2. No entanto, ainda havia novos recursos, como AutoCompletar, integração com Hotmail, Favoritos offline, a capacidade de salvar páginas como MHTML, uma Barra do Explorador de Histórico e uma Barra do Explorador de Pesquisa.

No Windows, o IE5 exigia no mínimo um processador Intel 486DX, juntamente com 37 MB de RAM. Para Mac, você precisava de um processador PowerPC e 8 MB de RAM; no entanto, esta não foi realmente a versão que encerrou o suporte para processadores de 68k. Isso veio com o Internet Explorer 4.5.

O Internet Explorer 6 foi lançado em 24 de agosto de 2001, fazendo de 2000 o primeiro ano civil em que não houve uma nova versão do Internet Explorer. Foi o último que veríamos até 2006. Também é o primeiro que não estava disponível para Mac.

O IE6 veio com um redesenho, pois foi lançado pouco antes do Windows XP. Como sabemos, o Windows XP teve uma reformulação radical própria, chamada Luna. Como vimos em outras revisões do OS UX, o software também tende a ter um novo visual. Também houve melhorias no HTML dinâmico e CSS.

Esta era foi o pico do Internet Explorer. Nos cinco anos em que o IE6 era a versão atual do navegador, ele atingiu 90% de participação de uso, com o IE como um todo atingindo 95%. A essa altura, a Netscape havia sido comprada pela AOL, embora continuasse a haver navegadores da marca Netscape até 2008.

O IE6 foi a última versão do navegador a ser oferecida independentemente do Windows. No futuro, o Internet Explorer viria apenas com o Windows.

Internet Explorer 7 e 8

O Internet Explorer 7 foi lançado em 18 de outubro de 2006, e o Internet Explorer 6 ainda era a versão mais popular do IE por um ano depois disso. O navegador adicionou suporte para transparência alfa por pixel em PNG. Além disso, adicionou o Filtro de Phishing, que basicamente verifica o site que você visita em relação a uma lista de sites conhecidos por ataques de phishing.

Já o IE8 foi lançado em 19 de março de 2009 e foi pré-instalado no Windows 7 quando o sistema operacional foi lançado no final daquele ano. Como o IE7, ele era suportado desde o Windows XP SP2 e, se você se lembra, o Windows XP foi a primeira versão do Windows que simplesmente não desaparecia. Ele tinha uma enorme participação de mercado, e a Microsoft realmente teve dificuldade em matá-lo quando o suporte terminou em 2014. Era necessário que um novo software o suportasse.

Esta foi a primeira versão do Internet Explorer com navegação InPrivate. Outra introdução foi o SmartScreen. Enquanto o Filtro de Phishing comparava os sites a uma lista de agentes mal-intencionados conhecidos, o Filtro SmartScreen verificava o site a uma lista de sites benevolentes conhecidos e, se não estivesse na lista, o site era enviado à Microsoft.

As ferramentas do desenvolvedor foram lançadas com o IE8, e esse é outro exemplo de um recurso que esperamos de um navegador moderno. De fato, com navegadores mais antigos, falamos sobre coisas como versões mais recentes de HTML e CSS, mas agora estamos falando de recursos que ainda existem hoje. As ferramentas de desenvolvimento podem ser usadas como uma barra de ferramentas no IE6 e IE7, mas foram integradas ao aplicativo no IE8. Ele permitia que os desenvolvedores depurassem sites de dentro do navegador.

Internet Explorer 9 e 10

O lançamento do Internet Explorer 9 não coincidiu com uma nova versão do Windows. Ele foi lançado em 14 de março de 2011, com suporte para Windows Vista SP2, Windows 7 e Windows Phone 7.5.

O recurso mais notável deve ser o suporte para HTML5 e CSS3. Estes são os blocos de construção para a web moderna. Embora o HTML5 tenha sido introduzido há 14 anos, ainda está em uso hoje.

O IE10 foi lançado em 4 de setembro de 2012, juntamente com o Windows 8. Também coincidiu com o lançamento da linha Surface PC da Microsoft, incluindo o Surface RT e o Surface Pro. Embora você pudesse obtê-lo no Windows 7, a maior mudança com o Internet Explorer 10 foi que ele realmente tinha duas compilações separadas no Windows 8.

Internet Explorer 11

O Internet Explorer 11 foi lançado em 17 de outubro de 2013 e foi incluído no Windows 8.1. A maioria dos novos recursos do IE11 foram melhorias, sendo a maior delas o melhor suporte para telas de alto DPI. As telas de alta resolução eram novas e, em muitas áreas diferentes, o Windows demorou um pouco para alcançar isso.

Microsoft Edge

internet-explorer-quase-tres-decadas-de-historia-mas-agora-ele-esta-morto

No segundo evento de anúncio do Windows 10, a Microsoft anunciou o Project Spartan, seu navegador da Web de última geração. Ele foi definido para ter alguns novos recursos inovadores, como a capacidade de marcar páginas da Web com uma caneta e salvá-las. Ele também teria a Cortana integrada e viria com um novo modo de exibição de leitura. Também ia ser mais rápido.

O Microsoft Edge foi lançado em 29 de julho de 2015 como parte do Windows 10. Quando o Project Spartan se tornou o Microsoft Edge, o logotipo ainda era um E azul, mas foi alterado. De fato, o Edge poderia ter sido o Internet Explorer 12, mas uma nova marca foi necessária porque o nome do IE ficou tão manchado ao longo dos anos. A ideia por trás do novo ícone era parecer diferente, mas ainda familiar o suficiente para os usuários que só sabem clicar no E azul para acessar a internet.

O Microsoft Edge é o navegador a ser usado e um dos principais recursos dele é o Modo IE. Apesar do fato de que a Microsoft vem nos alertando sobre o fim do IE há anos, algumas empresas ainda não seguiram em frente, pois não é uma tarefa trivial. A Microsoft está lidando com isso delicadamente, empurrando lentamente as pessoas para o modo IE, que é basicamente uma guia do Internet Explorer no Edge.

Mas a partir de agora, o Internet Explorer não está mais recebendo nenhum tipo de atualização de segurança. O navegador de 25 anos, para todos os efeitos, está morto.

Leia também

Google deve expandir recurso de detecção de acidente de carro para além dos telefones Pixel

Google Hangouts será encerrado e os usuários terão que migrar para o Chat

Gmail deve estrear novo visual em breve

Há 15 anos o primeiro iPhone era lançado!

Computador mais barato do mundo custa menos de R$ 30

MARCADORES: encerramento, Internet, Internet Explorer, Microsoft
VIA: XDA Developers

Inscreva-se no boletim diário

Receba as últimas notícias de última hora diretamente na sua caixa de entrada.

Receba as novidades

Não se preocupe, não enviamos spam
Ao se inscrever, você concorda com nossos Termos de Uso e reconhece as práticas de dados em nossa Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Jardeson Márcio 16/06/2022
Compartilhe este artigo
Facebook TwitterEmail Print
Compartilhe
Postador por Jardeson Márcio
Siga:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Artigo anterior GIMP 2.10.32 lançado com suporte para arquivos TIFF CMYK(A) de 8/16 bits GIMP 2.10.32 lançado com suporte para arquivos TIFF CMYK(A) de 8/16 bits
Próx Artigo Canonical lança Ubuntu Core 22 para dispositivos IoT, Edge e Embedded Canonical lança Ubuntu Core 22 para dispositivos IoT, Edge e Embedded

Permaneça conectado

8.7k Curta
4.5k Siga
3.1k Siga
3.4k Siga

Acabamos de publicar

como-instalar-o-launcher-viper-no-linux
Como instalar o launcher Viper no Linux!
Apps para Linux
google-deve-expandir-recurso-de-deteccao-de-acidente-de-carro-para-alem-dos-telefones-pixel
Google deve expandir recurso de detecção de acidente de carro para além dos telefones Pixel
Google
google-hangouts-sera-encerrado-e-os-usuarios-terao-que-migrar-para-o-chat
Google Hangouts será encerrado e os usuários terão que migrar para o Chat
Google
como-instalar-o-softphone-siptop-no-linux
Como instalar o softphone Siptop no Linux!
Apps para Linux

Você pode gostar também

google-hangouts-sera-encerrado-e-os-usuarios-terao-que-migrar-para-o-chat
Google

Google Hangouts será encerrado e os usuários terão que migrar para o Chat

3 Min para leitura
Microsoft amplia segurança de dispositivos IoT no programa Secured-core
Tecnologia

Microsoft amplia segurança de dispositivos IoT no programa Secured-core

4 Min para leitura
Microsoft doa US$ 10 mil ao GNOME
Tecnologia

Microsoft doa US$ 10 mil ao GNOME

3 Min para leitura
depois-de-ser-encerrado-pela-microsoft-um-coreano-construiu-uma-lapide-do-internet-explorer
Softwares

Depois de ser encerrado pela Microsoft, um coreano construiu uma lápide do Internet Explorer

3 Min para leitura
//

Nós influenciamos mais de 2 milhões de pessoas todos os meses. Levamos informação com isenção e responsabilidade.

Outros links

  • Isenção de responsabilidade da parceria e publicidade SempreUpdate
  • Política financiamento e publicidade do SempreUpdate
  • Política de Ética SempreUpdate
  • Política de Correções SempreUpdate
  • Política de verificação de fatos SempreUpdate

Sobre o SempreUpdate

SempreUpdate é um site sobre Linux composto por membros das comunidades Linux ou código aberto. Além de Linux, também falamos sobre conteúdo Geek, e outros assuntos relacionados a tecnologia.

SempreUpdate SempreUpdate
Siga-nos

© 2022 SempreUpdate - Todos Os Direitos Reservados

Removed from reading list

Undo
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Lost your password?