Investimento do Google.org em Projetos Brasileiros

Emanuel Negromonte
5 minutos de leitura

O Google.org, braço filantrópico do Google, investirá R? 1,5 milhão (USD 300 mil) em dois projetos brasileiros que se concentram em pesquisas sobre o uso ético da Inteligência Artificial (IA). O Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e a ONG VoteLGBT são as primeiras instituições brasileiras escolhidas para receber recursos do Digital Futures Fund, um fundo global de R? 100 milhões (USD 20 milhões) estabelecido pelo Google.org em setembro de 2023. A iniciativa visa reunir diversas perspectivas em torno de esforços científicos para entender melhor as oportunidades e desafios associados ao uso de soluções de IA.

Foco dos Projetos

Os projetos se concentrarão no uso ético da IA no Brasil. O trabalho a ser realizado na PUC-SP, liderado pela professora e pesquisadora Dora Kaufman, examinará como as tecnologias de IA estão sendo desenvolvidas e utilizadas por empresas brasileiras, observando as regras e estruturas de governança e gestão de riscos adotadas pelo mercado. A pesquisa também buscará entender as diretrizes éticas, regulatórias e as melhores práticas.

Resultados Esperados

Como resultado, será produzido um relatório detalhado, que incluirá um mapa de aplicações construídas com IA para aumentar a eficiência, listando modelos para aprimoramento de processos – o que também pode ser importante para o setor público – e para facilitar o acesso a novos mercados. O documento incluirá recomendações de boas práticas para a implementação desses produtos. Além disso, as autoridades públicas receberão um material específico com sugestões para a discussão de políticas públicas de Governança e Gestão de Riscos de IA, baseado nas observações da investigação científica.

Iniciativa VoteLGBT

Por outro lado, o VoteLGBT, com uma equipe liderada pela pesquisadora Evorah Cardoso, investigará como a IA pode colaborar com as autoridades para identificar e responsabilizar agressores em casos de violência contra a comunidade LGBTQIAP+ no Brasil, além de auxiliar na criação de políticas públicas para combater a homofobia. Como resultado, o projeto ajudará a mapear tecnologias que identifiquem padrões de agressão, simplificando a investigação criminal e facilitando o debate político sobre projetos de lei para combater esse tipo de violência.

Objetivos da Iniciativa

Outros objetivos da iniciativa da VoteLGBT envolvem o uso de IA para mitigar ataques a lideranças do movimento LGBTQIAP+, aumentar a segurança contra minorias políticas e capacitar comunidades sub-representadas para participação em processos eleitorais.

Digital Futures Project

O Fundo faz parte do Digital Futures Project, criado pelo Google.org para estimular pesquisadores e iniciativas globais criadas com o objetivo de compreender as oportunidades e desafios da IA. O fundo faz parte da abordagem ousada e responsável do Google, uma empresa pioneira em inteligência artificial desde 2016.

Impacto da IA

Além das resoluções que cada iniciativa se propôs a entregar ao longo do processo de pesquisa, o Google.org também sugere que os projetos selecionados pelo Digital Futures Project analisem três aspectos fundamentais sobre o impacto da IA, que incluem:

Como a IA impactará a segurança global e como poderá ser usada para aumentar a segurança de instituições e empresas? Qual será o impacto da IA ??no trabalho e na economia e o que podemos fazer hoje para apoiar a transição da força de trabalho para um futuro baseado em AI? Como podem os governos utilizar a IA para aumentar a produtividade e o crescimento econômico? Que tipos de estruturas de governança e esforços intersetoriais podem promover a inovação responsável em IA?

Iniciativas Apoiadas

Entre as iniciativas já apoiadas pelo Digital Futures Project estão o Aspen Institute, o Brookings Institution, Carnegie Endowment for International Peace, o Center for a New American Security, o Center for Strategic and International Studies, o Institute for Security and Technology, o Leadership Conference Education Fund, o MIT Work of the Future, o R Street Institute e a SeedAI.

Palavras Finais

“Entender os impactos e desafios da inteligência artificial é uma tarefa que nenhuma empresa pode realizar sozinha”, diz Marcelo Lacerda, diretor de políticas públicas e relações governamentais do Google no Brasil. “Esperamos que o fundo nos permita apoiar vozes independentes na academia e na sociedade civil para que possam conduzir mais pesquisas sobre IA e ajudar essa tecnologia revolucionária a beneficiar a sociedade brasileira.”

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.