Investimentos em ações de tecnologia

Emanuel Negromonte
6 minutos de leitura

A tecnologia tem sido uma grande aliada para o crescimento dos negócios brasileiros há algum tempo. E durante a recuperação econômica do país em 2022, os investimentos digitais saíram do campo das ideias e se transformaram em ações concretas e ações concretas.

O avanço acelerado da transformação digital, impulsionado pelos cenários complexos vividos nos últimos quase três anos, tem sido importante não só para ajudar empresas de diferentes setores a enfrentar os desafios, mas também – e acima de tudo – para ajudar as organizações a se adaptarem e se prepararem. Produtos e serviços com nicho em tecnologia e transformações digitais são os mais procurados no mercado e as inovações chegam em uma velocidade impressionante. O rápido crescimento das empresas de tecnologia é uma das características mais importantes da economia moderna.

Durante a pandemia de covid-19, muitas empresas aumentaram seus investimentos em tecnologia nas discussões estratégicas de negócios, e dessa forma o mercado financeiro e de tecnologia começou a ser visto como uma excelente oportunidade para fazer uma reserva financeira, mesmo para as pessoas que não experientes nesse setor, com o auxílio de plataformas como o mt5 que permitem seus usuários em todo o mundo a negociarem sem grandes riscos técnicos e também fornecem uma grande quantidade de conteúdo informativo para ajudá-los a investir com segurança e tomar decisões lógicas antes de investir.

Como é o mercado tecnológico no país?

O mercado tecnológico Brasil foi impulsionado durante a pandemia e as empresas precisaram se adaptar rapidamente às mudanças digitais por necessidade. Segundo estudo da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), o setor de software, hardware, serviços e exportação obteve um crescimento de 22,9% em 2020.

Dessa forma muitos traders passaram a direcionar recursos para o setor de tecnologia, que se mostrou um dos mais resilientes na crise e atraiu mais IPOs e desde o início de 2020, pelo menos 13 empresas de tecnologia abriram capital na bolsa de valores. 

Estudos também mostram que o número de empresas de tecnologia listadas na bolsa já supera o número de ações de bancos na bolsa. Sendo, é uma das áreas que mais exigem profissionais qualificados e que possui o maior número de funcionários. É estimado que este setor 845 bilhões de reais no país até 2024.

O mercado de tecnologia é atrativo?

Nas recomendações de analistas de mercado, as empresas de tecnologia costumam aparecer como um dos setores mais promissores e que mais têm atraído empresas a abrir capital no Brasil ou no exterior.  É claro que o crescimento exponencial dessas empresas é atraente, mas lembre-se de não apostar todos os seus recursos em um setor só. Ao investir em ações de tecnologia, você aumenta a diversificação e o potencial de crescimento do seu portfólio.

A procura por serviços digitais e técnicos, como podemos perceber, é bastante intensa e, segundo as previsões, aumentará no futuro. Assim, as empresas de tecnologia têm um cenário favorável, embora também enfrentem crises, competição e desenvolvimento contínuo, principalmente em um setor em rápida transformação.

Principais empresas de tecnologia com ações na bolsa de valores

  • Bemobi (BMOB3) – voltada para o setor de monetização e distribuição na venda de games, aplicativos e serviços digitais para smartfones.
  • ClearSale (CLSA3) – empresa voltada na venda de soluções digitais antifraude para o mercado financeiro entre outros segmentos.
  • Infracommerce (IFCM3) – companhia voltada para soluções para e-commerce, como pagamentos online, armazenamento, trade financing.

Algumas das empresas listadas na bolsa, de acordo com seu capital, pertencem à categoria de pequenas empresas do mercado de ações, ou seja, empresas com menor valor de mercado, mas com alto potencial de crescimento.

Quem também pensa em diversificar sua carteira com empresas estrangeiras pode utilizar os contratos de BDR – Brazilian Depositary Receipts. São várias oportunidades de investimentos em empresas de tecnologia no exterior, principalmente nos Estados Unidos.

Existem alguns pontos que devem ser considerados ao pesquisar e encontrar as melhores ações e BDRs para sua carteira, como a diversificação de investimentos no Brasil e no exterior afim de reduzir os riscos; compreender o que a empresa faz, como lucra assim como os riscos. Avalie o crescimento da empresa: receita, lucros, margens, patrimônio, participação de mercado e aquisições de outras empresas. Analise s política de pagamento de dividendos da empresa e os concorrentes. Avaliar a reputação e a qualidade dos produtos/serviços da empresa perante os clientes. 

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.