iOS 16 finalmente lançado! Conheça alguns dos melhores recursos!

Personalização da tela de bloqueio, edição/desfazer envio do iMessage e muito mais

Jardeson Márcio
6 minutos de leitura

A Apple lançou ontem o iOS 16, cheio de recursos e uma atualização de peso, com mais de 3 GB a serem baixados em seu dispositivo. No entanto, tudo isso vale a pena. Neste artigo, você conhece os melhores recursos dessa atualização bastante significativa.

Novas opções de personalização da tela de bloqueio no iOS 16

ios-16-finalmente-lancado-conheca-alguns-dos-melhores-recursos

O recurso de destaque do iOS 16 é o suporte para personalizar totalmente sua tela de bloqueio. Agora você pode adicionar widgets à tela de bloqueio, escolher fontes e cores personalizadas e aplicar filtros diferentes.

Além disso, você também pode criar várias telas de bloqueio diferentes e alternar facilmente entre elas. As diferentes telas de bloqueio também podem ser vinculadas aos modos de foco, de modo que mudam automaticamente conforme você define os modos de foco.

Aplicativos de terceiros também podem se integrar com widgets da tela de bloqueio, de uma maneira muito semelhante a colocar widgets na tela inicial. Algumas empresas devem adicionar o suporte em algumas semanas.

Novos recursos do iMessage: Desfazer envio e edição de mensagens

No iOS 16, o iMessage agora conta com a capacidade de cancelar o envio de uma mensagem e editar uma mensagem. Para editar ou cancelar o envio de uma iMessage no iOS 16, basta pressionar longamente a mensagem em questão depois de enviá-la.

Você pode cancelar o envio de um iMessage por até dois minutos após o envio. Outros usuários do iMessage poderão ver que você cancelou o envio de uma mensagem, mas não poderão ver o que a mensagem disse.

Além disso, você pode editar um iMessage até cinco vezes diferentes. No entanto, cada uma dessas edições é registrada e visível para o remetente e o destinatário do iMessage.

Modo de foco

ios-16-finalmente-lancado-conheca-alguns-dos-melhores-recursos

O Focus está recebendo algumas mudanças importantes com o lançamento deste ano do iOS 16. A Apple simplificou o processo de configuração para facilitar ou bloquear notificações de aplicativos e contatos específicos.

Os filtros de foco permitem que você gerencie limites em aplicativos da Apple, como Calendário, Mail, Mensagens e Safari. Por exemplo, você pode ocultar facilmente seu calendário de trabalho ou e-mail de trabalho enquanto a configuração Personal Focus está habilitada.

Os modos de foco também podem ser vinculados a telas de bloqueio e telas iniciais, mostrando automaticamente páginas e telas específicas, dependendo do foco ativado no momento.

Privacidade e segurança no iOS 16

Uma das maiores atualizações de segurança do iOS 16 é o recurso que a Apple chama de Verificação de Segurança. Esta é uma nova seção no aplicativo Configurações que ajuda as pessoas em situações de violência doméstica ou por parceiro íntimo a redefinir rapidamente o acesso concedido a outras pessoas.

O iOS 16 também inclui uma nova ferramenta de permissão do pasteboard que exige que os aplicativos solicitem sua permissão antes de acessar o pasteboard para colar conteúdo de outro aplicativo.

O Rapid Security Response é um novo recurso que implementa importantes correções de segurança em seu dispositivo ainda mais rápido do que antes. “Essas melhorias podem ser aplicadas automaticamente entre atualizações de software padrão”, diz a Apple.

Notificações no iOS 16

ios-16-finalmente-lancado-conheca-alguns-dos-melhores-recursos

A Apple também redesenhou o sistema de notificações no iOS 16, principalmente na tela de bloqueio. As notificações agora vêm da parte inferior da tela, o que a Apple diz ser uma mudança projetada para mostrar mais do seu papel de parede e outras opções de personalização.

No aplicativo Configurações, você encontrará três opções de notificação: contagem de contagem e lista. A contagem mostra o número total de notificações que você tem, a pilha organiza suas notificações em uma única pilha por aplicativo e lista o sistema de notificação que o iOS usa há anos.

Chaves de acesso

As senhas são um dos elos mais fracos da segurança digital hoje e a Apple está adotando o novo padrão de senha em seu esforço para seguir em frente. O padrão de senha é descrito como chaves digitais exclusivas projetadas para substituir completamente a necessidade de senhas com login simplificado em seus dispositivos, sites e aplicativos.

O fluxo para fazer login com uma chave de acesso funcionará de maneira semelhante ao uso das Chaves do iCloud e Face ID ou Touch ID. A diferença, é claro, é que, em vez de escolher uma credencial do iCloud Keychain e preencher automaticamente sua senha e nome de usuário em campos de texto, você escolherá (ou criará) uma senha como seu método de login.

As chaves de acesso são sincronizadas em seus dispositivos usando as Chaves do iCloud com criptografia de ponta a ponta, para que nem a Apple possa visualizar as informações.

Esses são apenas alguns dos excelentes recursos implementados no iOS 16.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.