in

iPadOS – o futuro do passado?

Seria o novo OS da Apple para iPad’s uma verdadeira inovação?

iPadOS - O futuro do passado?

Não é nenhuma novidade que a Apple vem inovando muito menos com seus produtos “revolucionários” do que antes. Então fica a dúvida: seria o iPadOS – o futuro do passado?

Olha, confesso que sou um aderente dos produtos e serviços da Apple, utilizo um macbook para trabalho e é inclusive através dele que estou escrevendo esta matéria.

No entanto, sinceramente, depois de todos esses anos de produtos sendo atualizados, problemas com aquecimento, teclados que não duram o prometido e baterias que viciam tão rápido quanto a luz, fica difícil de defender a maçã.

Pois bem, em seu evento WWDC19 a Apple trouxe um conjunto massivo de “novidades”. Então, a que mais me chamou atenção foi o iPadOS, o mais novo sitema para iPad’s.

Portanto, nesse caso o iPadOS é tudo de bom né? Não, e há razões para não ser mas antes de cairmos as pauladas vamos aos afagos.

Slide Over e Split View

Basicamente é possível fazer tudo que já era feito antes, porém agora (pasmem) de um jeito muito melhor.

É possível abrir janelas do mesmo app e utiliza-lo lado a lado, tão qual é possível abrir mais de uma estância desse app.

Mas a cereja do bolo é que assim como no macOS, você poderá saber quantas estâncias daquele app que está utilizando estão abertas.

Nova Mesa

Bom, agora na sua “home screen” cabem mais ícones e é possível adicionar widgets tal qual o painel de configurações foi movido para o canto superior direito para mais “fácil usabilidade”.

Apple Pencil

O que já era bom ficou ainda melhor. Essa sem dúvida foi a que recebeu mais atenção, tendo seus níveis de pressão ainda mais refinados para uma melhor experiência na produção de designs tal qual desenhos vetoriais, pintura e outros tipos de ilustrações.

Text Editing

Apesar do titúlo a novidade mesmo veio para os getos. Agora é possível ter mais precisão na hora de selecionar o texto ou área do texto através do touch.

Também é possível copiar o texto selecionado com três dedos realizando o gesto em formato de pinça.

Essas e outras novidades podem ser conferidas aqui.

Outras características que nos levam a refletir: iPadOS – o futuro do passado?

iPadOS - o futuro do passado?

Pois bem, além do “Dark Mode” no iOS e iPadOS e gestos no teclado a Apple ofereceu outras novidades. É o caso do seu novo rala-, macPro e seu acompanhante de luxo Apple Pro Display XDR.

E obviamente a grande maioria de nós não poderá ter acesso. É que seu preço, a depender das configurações escolhidas, pode chegar a incríveis 660 mil reais.

Mas vamos lá, o que sinceramente a Apple está pensando? Novidades como Dark Mode já haviam sido implementadas pela Huawei, Samsung, Xiaomi e agora pela Google. Não preciso nem comentar na possibilidade de digitação por swipe.

Widgets na home screen? Puff…

Confesso que a cada dia que passa fica mais e mais difícil entender qual rumo a Apple pretende tomar com seus produtos. Seja como for não vejo possibilidade de fazer uma matéria defendendo falsas inovações que custam um absurdo.

Por ora, o que podemos ter certeza é de que não veremos muitas outras novidades por parte da Apple para os próximos anos.

PS: Agora também é possível utilizar mouse e outros periféricos como USB no iPad Pro.

Written by Edgar

Quem sou eu? Uma pessoa em constante mudança, buscando novas maneiras de pensar e transformar a interação humana com o mundo a sua volta, em resumo, sou um UX Designer em Portugal.

Na minha vida profissional, implementei soluções criativas para algumas brandings Brasileiras, Americanas (USA) e Europeias (Continente).

Linux 5.3 ativa suporte de metadados HDR para driver AMDGPU

Linux 5.3 ativa suporte de metadados HDR para driver AMDGPU

Google lança patch de segurança do Android

Google lança patch de segurança do Android