in

IPFire, distribuição focada em segurança, tem nova versão

O IPFire é uma distribuição Linux que se concentra na segurança e é adequada para ser usada como firewall.

Firewall Linux IPFire foi corrigido contra vulnerabilidades do SACK Panic

A distribuição IPFire tem como foco principal a segurança e é ideal para ser usada como firewall. A administração é feita por meio de uma interface da web. O projeto lançou uma nova atualização para sua série 2.19: IPFire 2.19 Core Update 120. A nova versão remove as funções de criptografia antigas e quebradas e introduz novos requisitos de segurança. Confira as novidades do novo IPFire.

IPFire é uma distribuição Linux que se concentra em fácil configuração, bom manuseio e alto nível de segurança. Ele é operado através de uma interface intuitiva baseada na web. O IPFire oferece muitas opções de configuração para administradores de sistemas iniciantes e experientes. O IPFire é fornecido com um gerenciador de pacotes personalizado chamado Pakfire e o sistema pode ser expandido com vários complementos.

RAM apenas Proxy

Resultado de imagem para IPFire

Em algumas instalações, pode ser desejável permitir que o proxy armazene objetos na memória e não no disco. Especialmente quando a conectividade com a Internet é rápida e o armazenamento é lento, isso é mais útil. A interface do usuário da web agora permite definir o tamanho do cache de disco como zero. Assim, isso desabilitará totalmente o cache de disco.

OpenVPN 2.4

Resultado de imagem para IPFire

O IPFire migrou para o OpenVPN 2.4, que introduz novas cifras da classe AES – GCM. Então, isso aumentará o throughput em sistemas que possuem aceleração de hardware. A atualização também traz várias outras melhorias menores.

 

 

Misc

O Pakfire agora aprendeu quais servidores espelhos suportam HTTPS e os contatará automaticamente por HTTPS . Isso melhora a privacidade. Também foi introduzida a chave planejada de Pakfire. O Path MTU Discovery foi desativado no sistema.

Pacotes atualizados: bind9.11.3, curl7.59.0, dmidecode3.1, gnupg1.4.22, hdparm9.55, logrotate3.14.0, Net-SSLeay1.82, ntp4.2.8p11, openssh7.6p1, python-m2crypto0.27.0, unbound1.7.0, vnstat1.18.

Complementos

Estes add-ons foram atualizados: clamav0.99.4, htop2.1.0, krb51.15.2, ncat7.60, nano2.9.4, rsync3.1.3, tor0.3.2.10, wio1.3.2
asterisk: a documentação do usuário agora está incluída no pacote que estava faltando anteriormente e tornou o asterisco incapaz de iniciar.

Criptografia e segurança

Resultado de imagem para IPFire

A criptografia é uma das bases de um sistema seguro. Atualizamos a distribuição para usar a versão mais recente da biblioteca de criptografia OpenSSL (versão 1.1.0). Isto vem com uma série de novidades e grande refacturing do código base foi realizado.

Então, com essa mudança, foi totalmente suspenso o SSLv3 e a interface com o usuário da web exigirá o TLSv1.2. Ela também é o padrão para muitos outros serviços. Foi configurada uma lista avançada de cifras que somente usa algoritmos recentes e remove completamente algoritmos quebrados ou fracos como RC4, MD5 e assim por diante.

Vários pacotes no IPF Ire tiveram que ser corrigidos para poder usar a nova biblioteca. Esse trabalho foi necessário para fornecer à IPF a mais recente criptografia, migrar de algoritmos obsoletos e aproveitar a nova tecnologia. Assim, por exemplo, está disponível o ciphersuite ChaCha20-Poly1305, que funciona mais rapidamente em dispositivos móveis.

A versão antiga da biblioteca OpenSSL (1.0.2) ainda é deixada no sistema por razões de compatibilidade e continuará a ser mantida por um curto período de tempo. Eventualmente, isso será removido completamente. Então, a recomendação é migrar quaisquer add-ons customizados para fora do OpenSSL 1.0.2.

Então, uma lista completa de mudanças pode ser encontrada no anúncio de lançamento do projeto.

Resultado de imagem para IPFire

IPFire

Manual de inStalação do IPFire

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Porteus desktop

Porteus 4.0 acaba de ser lançado

Snapcraft 2.42

Canonical Adiciona Suporte Multipass Cleanbuild à sua ferramenta Snapcraft Snap Creator