in

IPFire Linux interrompe suporte para sistemas de 32 bits com PAE

No entanto, outras versões de 32 bits continuam suportadas.

Uma nova atualização para a distribuição de firewall do IPFire Linux foi lançada com algumas mudanças importantes, especialmente no que diz respeito ao futuro do suporte de 32 bits. É que a  atualização 146 do IPFire 2.25 Core foi anunciada pelo desenvolvedor Michael Tremer. Esta versão traz o kernel Linux para a versão 4.14.184 LTS. Além disso, possui o firmware do microcódigo da Intel, para mitigar as recentes vulnerabilidades de hardware da Intel dubladas como CrossTalk. Assim, o novo IPFire Linux interrompe suporte para sistemas de 32 bits com PAE.

Esta é outra mudança importante nesta nova atualização do IPFire é a descontinuação do suporte a sistemas de 32 bits com o PAE (Extensão de Endereço Físico), um recurso de gerenciamento de memória para a arquitetura x86 que permite que as CPUs de 32 bits acessem mais de 4 GB de RAM.

A atualização 146 do IPFire 2.25 Core não é fornecida com o kernel PAE opcional. Os desenvolvedores recomendam a todos que usam o IPFire em sistemas puros de 32 bits para atualizar seu hardware para 64 bits o mais rápido possível.

IPFire Linux interrompe suporte para sistemas de 32 bits com PAE

IPFire Linux interrompe suporte para sistemas de 32 bits com PAE

Outros sistemas de 32 bits ainda são suportados no momento. No entanto, as versões futuras do IPFire provavelmente terão apenas 64 bits, uma vez que apenas alguns usuários o estão usando atualmente.

Como está se tornando cada vez mais difícil suportar arquiteturas de 32 bits, tomamos a decisão de facilitar lentamente, disse Michael Tremer. Por enquanto, continuaremos a oferecer suporte a 32 bits, mas definitivamente se tornou uma arquitetura de segunda classe para os desenvolvedores de kernel Linux, bem como para muitos outros softwares.

Além disso, a atualização mais recente do IPFire Linux Firewall também descontinua a ferramenta de instalação do Xen para sistemas paravirtualizados de 32 bits. Ela foi usada para oferecer suporte a sistemas que não tinham virtualização de hardware.

A atualização 146 do IPFire 2.25 Core está disponível para download agora no site oficial ou clicando no botão abaixo. Os usuários existentes precisam apenas atualizar suas instalações. Portanto, não é necessário fazer o download da nova imagem ISO, feita apenas para novas implantações.

Fonte: 9to5 Linux

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.