iPhone 14 pode não vir com slot para cartão SIM

Apple pode mudar para um iPhone equipado apenas com eSIM

A Apple pode aderir ao eSIM como única opção para os seus iPhones, eliminando o slot para SIM físico, começando já pelo iPhone 14, que será lançado em alguns meses.

Fim de uma era?

A era do cartão SIM físico tem seus dias contados. Com os clientes na Europa e na Ásia adotando a tecnologia eSIM e a adição de uma opção eSIM ao iPhone SE de terceira geração, as operadoras dos EUA estão se preparando para um futuro não tão distante, onde o iPhone também não terá uma porta para cartão SIM.

Aparentemente, o próximo iPhone 14 pode abrir caminho para essa melhoria de tecnologia. A informação vem de um novo relatório do The Wall Street Journal (Via: 9to5Mac) que mostra que a tecnologia eSIM se tornou popular na Europa e na Ásia, onde os consumidores tendem a alternar entre planos pré-pagos para obter o melhor pacote de dados disponível, e por que essa tecnologia só terá mais adeptos.

Mesmo nos EUA, onde as pessoas costumam ficar com uma operadora, os três principais fornecedores também estão se preparando para esse futuro sem cartão SIM. No iPhone 13 do ano passado, a Apple parou de incluir cartões SIM físicos na caixa, enquanto alguns fabricantes de Android pararam de oferecer suporte a SIMs físicos.

iPhone 14 pode ter suporte apenas para eSIM

No início do ano, a analista da GlobalData Emma Mohr-McClune disse que “um iPhone somente eSIM sempre foi uma questão de “quando”, não “e” – mas, até agora, não houve consideração suficiente sobre como.

Embora a Apple não adote uma abordagem “big bang” com o iPhone 14 ao se livrar do SIM físico e apostar apenas na tecnologia eSIM, esse smartphone pode ser o único a começar a trazer apenas a opção eSIM.

A Apple começou a abrir espaço para a tecnologia eSIM com o iPhone XS. Agora, com o iPhone 13, a empresa permite que você tenha dois cartões eSIM funcionando ao mesmo tempo, o que significa que você nem precisa usar um cartão SIM físico para ter várias linhas.

Para o Wall Street Journal, o presidente do grupo de tecnologia e chefe de estratégia da Amdocs, uma empresa de software eSIM, Anthony Goonetilleke, disse que também existem razões de segurança pelas quais um futuro somente eSIM é o caminho a seguir.

“Você pode enviar de repente uma atualização de segurança para milhões de pessoas em todo o mundo se um problema for encontrado. Você não pode fazer isso com SIMs físicos.”

O futuro do eSIM combina com um iPhone sem porta

Enquanto a Apple está preparando este ano um iPhone Pro renovado com um novo design, a pressão recente da União Europeia quer tornar obrigatório que o iPhone tenha USB-C, já que o bloco chegou a um acordo de porta de carregamento comum.

Embora os analistas já previssem que a Apple está buscando um iPhone USB-C para 2023, isso também pode significar que a empresa está procurando um recurso sem porta com apenas carregamento MagSafe.

Talvez, o futuro do iPhone seja um dispositivo livre de qualquer entrada!

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile