iPhone com USB-C é confirmado pela Apple

A Europa está ditando esse conceito para os iPhones da empresa, com lei severa

A Apple acaba de confirmar que o iPhone está mudando para USB-C. Aparentemente a lei europeia, aprovada recentemente, está fazendo a Apple repensar seu modelo de conexão para iPhones.

Em entrevista ao The Wall Street Journal, o líder de marketing da Apple, Greg Joswiak, disse que a empresa substituirá a porta Lighting mesmo que sua equipe não esteja satisfeita com a mudança. A entrevista também envolveu o vice-presidente de software Craig Federighi, mas nenhum deles revelou quando exatamente a mudança acontecerá.

De qualquer forma, é uma confirmação da empresa de que as coisas vão mudar no futuro. Uma porta USB-C em um iPhone é muito melhor para os usuários, que não precisarão comprar novos carregadores, caso migrem para o iPhone da Apple, por exemplo.

Apple trará a porta USB-C para o seu iPhone

Os executivos da Apple disseram que “os europeus são os que ditam o tempo para os clientes europeus”, o que é uma maneira sofisticada de não dizer nada sobre o cronograma da mudança. Joswiak se recusou a responder se a Apple enviará um conector vendido fora da UE, mas isso parece muito improvável.

Imagem: GSMArena

O executivo também falou sobre a dedicação da Apple em seguir seu próprio caminho e confiar em seus engenheiros, em vez de cumprir os padrões dos legisladores e adotar hardware de terceiros. Ele até mencionou o micro USB e como a Apple foi pressionada a atender a requisitos imprudentes.

O líder de marketing acrescentou que carregar tijolos com cabos destacáveis resolveu a questão da padronização, alegando que a mudança para USB-C criaria muito lixo eletrônico, pois as pessoas são pressionadas a comprar novos cabos e descartar os antigos.

Esperamos que, em breve, a Apple possa expandir essa porta USB-C para além do mercado europeu. E, pode acabar fazendo, já que outros mercados vão acabar optando pelo modelo europeu de padrão de “conexão” e carregamento.

A Apple pode se ver em um caminho sem volta e acabar aderindo à porta exigida na Europa, para outros continentes. Isso seria muito interessante para os usuários globais da empresa. No entanto, talvez a Apple não queira adotar esse padrão.

Essa confirmação da empresa traz uma certa importância nesse momento. No entanto, não podemos dizer que nada está definido. Talvez ainda tenhamos um longo caminho pela frente até vermos a Apple inserindo a porta USB-C em seus icônico iPhones. De qualquer forma, esse já é um grande passo.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile