Notícias

03/11/2021 às 07:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

iPhone ganhará recurso de detecção de acidentes de carro

O Apple Watch também receberá o recurso e ligará para a emergência em caso de acidente

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

A Apple está supostamente trabalhando em um novo recurso para iPhone e Apple Watch que detecta se você está em um acidente de carro e disca o número da emergência automaticamente.

De acordo com o The Wall Street Journal (Via: The Verge), a empresa de Cupertino pretende lançar esse novo recurso já no próximo ano. Não sabemos em qual momento ele chegará, mas, as informações apontam que o recurso já está em andamento.

O The Verge aponta que o aplicativo de segurança pessoal do Google em telefones Pixel já inclui um recurso para pedir ajuda ao detectar acidentes de carro, assim como fazem os serviços de automóveis conectados em veículos modernos, incluindo o OnStar da GM, o Starlink da Subaru e o Uconnect da Fiat Chrysler.

Como muitos carros na estrada hoje não estão equipados com nenhum recurso de conectividade, por exemplo, esse recurso chegando ao iPhone e ao Apple Watch, dispositivos que muitas pessoas dispõem, pode ajudar no resgate de vítimas de acidentes em tempo mais hábil.

Recurso de detecção de acidente de carro chegando à dispositivos Apple em breve

iphone-ganhara-recurso-de-deteccao-de-acidentes-de-carro
Imagem: TheVerge

O uso do iPhone nos carros foi ampliado com a integração do Apple CarPlay aos novos veículos. De acordo com a própria empresa, no ano passado, quase 80% dos veículos lançados no mercado, possuíam a conexão para o sistema da Apple. Construir um novo recurso de detecção de acidentes no iPhone junto com o CarPlay poderia reforçar o projeto “IronHeart” da Apple para conectar seu telefone às configurações do carro da mesma forma que o HomeKit controla alto-falantes inteligentes e iluminação, aponta o The Verge.

No entanto, mesmo essa porcentagem de veículos sem o Apple CarPlay será beneficiada, claro, se pelo menos um dos integrantes do veículo possuir um iPhone ou Apple Watch. Embora a detecção de acidentes da Apple nem sempre tenha funcionado como planejado no passado, a empresa teve muitos anos para coletar dados e análises de usuários iOS e watchOS dispostos a isso.

Resta saber com que precisão a Apple será capaz de detectar acidentes de carro, quanto mais queda de pessoas. Não sabemos a “sensibilidade” desse recurso e como ele funcionaria na prática, já que existem vários graus de acidente, desde uma batida de leve até uma capotagem em série, por exemplo.

Em todo caso, é bom poder contar com um recurso desses em uma necessidade. Agora é só aguardar a Apple lancá-lo e esperar nunca precisar dele, afinal, ninguém quer se acidentar.

Via: TheVerge

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×