iPhone pega fogo durante carregamento!

Por que baterias de iPhones explodem durante o carregamento?

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura
Imagem: YouTube

Os iPhones da Apple são dispositivos caros, que muitas pessoas ostentam no dia a dia. No entanto, algumas vezes esses dispositivos se mostram tão vulneráveis quanto qualquer outro. Agora, por exemplo, há mais um caso de iPhone pegando fogo durante o carregamento. Sim, este não é o primeiro caso.

Um iPhone 4 antigo de um usuário dos EUA pegou fogo. O smartphone estava na mesa da cozinha e deixado para carregar durante a noite. No entanto, em um momento não tão bom, o smartphone decidiu fazer alguns estalos e explodir em chamas.

A singularidade deste acontecimento reside no facto de, no momento do incidente, existir uma câmara de videovigilância a filmá-lo. Você pode acompanhar o vídeo da câmera de segurança no link incorporado abaixo.

iPhone pega fogo durante carregamento

Precisamos lembrar que, estamos falando do antigo iPhone 4, cuja bateria completaria 13 anos este ano, para a qual claramente se desgastou muito bem, e os padrões de segurança e controle de qualidade certamente foram melhores desde então.

Os iPhones atuais contam com mais tecnologia, que podem dificultar um incidente como este. No entanto, não podemos afirmar que isso não pode acontecer.

Por que as baterias dos smartphones explodem durante o carregamento?

iphone-pega-fogo-durante-carregamento
Imagem: YouTube

As baterias do smartphone podem explodir ou pegar fogo durante o carregamento por vários motivos. Uma das causas mais comuns é o superaquecimento.

O superaquecimento pode ocorrer quando uma bateria é sobrecarregada ou carregada com uma voltagem mais alta do que foi projetada para suportar. Isso pode fazer com que a temperatura interna da bateria suba, o que pode expandir a mesma, deformando-a ou até mesmo fazendo com que ela se rompa.

Outra causa de explosões de baterias são os danos à própria bateria. Se uma bateria for perfurada, esmagada ou fisicamente danificada de outra forma, ela pode se tornar instável e mais propensa a explodir ou pegar fogo.

Da mesma forma, se uma bateria for exposta a água ou outros líquidos, ela pode ficar corroída e mais propensa a falhas. Ou seja, inúmeros fatores podem levar uma bateria a explodir.

Inclusive, uma outra causa é o uso de carregadores e cabos de carregamento falsificados ou abaixo do padrão. Esses dispositivos podem não ter os mesmos padrões dos carregadores originais. E pode não ter os mesmos recursos de segurança.

É importante observar que esses tipos de incidentes são raros e a grande maioria das baterias de smartphones é segura de usar. No entanto, é sempre uma boa ideia tomar precauções para proteger o telefone e a bateria.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.