in

Java, Python e JavaScript são as linguagens favoritas

Além disso, a linguagem Go está emergindo como a mais promissora

Java, Python e JavaScript são as linguagens favoritas

Uma pesquisa da JetBrains com 7 mil programadores não deixa dúvidas: Java, Python e JavaScript são as linguagens favoritas deles.Outra que aparece bem colocada é a Go. A pesquisa é anual e abrange todo o ecossistema de desenvolvimento. Os 7 mil programadores foram ouvidos no início de 2019 para identificar as linguagens de programação mais populares e as tendências atuais.

Os pontos-chave mais importantes chegam a coincidir com algo que se tornou padrão nos últimos anos: Java, JavaScript e Python ainda são as linguagens favoritas dos desenvolvedores. No entanto, cada vez mais despertando interesse, o Go está emergindo como uma das linguagens mais promissoras e que muitos estão considerando adotar ou mesmo migrar para ela.

Go Go Developers

Java, Python e JavaScript são as linguagens favoritas

Go é uma linguagem jovem evem angariando cada vez mais adeptos. É o que também mostram outros indicadores, como o índice PYPL que mede a popularidade de linguagens, dependendo do número de tutoriais que que existem sobre elas. Pois é exatamente aí que a Go está a crescer gradualmente.

Da mesma forma, o 2019 Developer Skills Report do HackerRank, colocou a Go como a principal linguagem de programação que os desenvolvedores querem aprender este ano. Do mesmo modo,  podemos adicionar o último relatório do Hired. Ele mostra a Go no topo em linguagens de programação. Ela é a mais exigida atualmente pelas empresas ao entrevistar candidatos.

Os números da pesquisa JetBrains têm 13% dos desenvolvedores que desejam adotar ou migrar para o Go. Esta linguagem era usada por apenas 8% dos entrevistados em 2017. Apenas dois anos depois, este índice subiu para 18%. Portanto, mais que o dobro.

O mais popular, o mais utilizado, o mais estudado

Porém, enquanto o Go continua crescendo entre os desenvolvedores, os favoritos habituais permanecem quase intactos: Java, JavaScript, Python e C # ainda são os mais apreciados. Assim, não por acaso, também os mais usados ??como linguagem principal.

O Python também é o mais estudado. Nada menos que 27% dos participantes começaram a aprender Python ou continuaram sua educação nesta linguagem nos últimos 12 meses.

Destes 7.000 programadores entrevistados, 40% usam JavaScript, 34% usam Java, 27% usam Python e 15% usam C #. Entre todos, há 44% dos usuários que usam Java e somente Java como a única linguagem.  Porém, no caso do JavaScript, apenas 17% o usam apenas como primário.

Outros dados e sonhos

Java, Python e JavaScript são as linguagens favoritas

A maioria dos programadores usa o Windows, embora as diferenças entre o macOS e o Linux sejam mínimas.

Outros dados interessantes da pesquisa têm a ver com as ferramentas que os programadores usam. Neste caso, o sistema operacional Windows saiu ganhando com 57% dos entrevistados. Contudo, macOS e Linux também são usados ??por 49 e 48% dos programadores, respectivamente.

Outros 89% dos desenvolvedores personalizam seus IDEs de alguma forma. Já 80% usam alguma ferramenta de colaboração para seu código-fonte. 75% usam apenas um IDE. Outros 71% usam um editor de desktop leve e 83% os usam adoro o tema sombrio e prefiro escrever código.

Ah, e 52% dos programadores responderam que escrevem código em seus sonhos …

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Trump revoga veto à Huawei

Huawei diz que vai ser a fênix dos fabricantes de celulares

Mozilla lança Firefox 67.0.3

Mozilla lança Firefox 67.0.3