Notícias

01/06/2021 às 15:15

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

JBS Foods fecha produção após ataque cibernético

JBS Foods fecha produção após ataque cibernético

A JBS Foods, empresa líder em alimentos e a maior produtora de carne mundial, teve que interromper a produção em vários locais em todo o mundo após um ataque cibernético. O incidente afetou várias instalações de produção da JBS em todo o globo no fim de semana, incluindo as dos Estados Unidos, Austrália e Canadá.


A JBS é atualmente a maior produtora de carne bovina e de aves do mundo e a segunda maior produtora global de suínos, com operações nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Reino Unido e outros. A empresa conta com uma equipe de 245.000 funcionários em todo o mundo, atendendo a um extenso portfólio de marcas, incluindo Swift, Pilgrim’s Pride, Seara, Moy Park, Friboi, Primo e Just Bare para clientes de 190 países em seis continentes.

jbs-foods-fecha-producao-apos-ataque-cibernetico
Imagem: Agrarzeitung

Ataque cibernético confirmado pelo CEO da filial australiana

O governo australiano também foi informado do incidente e atualmente está trabalhando com a JBS para trazer de volta as instalações de produção online em todo o país. “A tecnologia que eles usam vai ao cerne da garantia de qualidade da carne bovina que estão processando”, disse o ministro da Agricultura da Austrália, David Littleproud, à ABC. Ele disse ainda que “precisamos ter certeza de que podemos conseguir isso e dar confiança não apenas aos consumidores na Austrália, mas também aos nossos mercados de exportação”.

O Ministro revelou que estão em parceria com outros países para chegar ao fundo disso. “Como se trata de um ataque global, é importante não especular que é proveniente de algum lugar em particular, apenas ainda.”

O CEO da JBS Austrália, Brent Eastwood, também confirmou o ataque ontem, de acordo com a Beef Central. Apesar de não haver qualquer publicação nos sites da JBS ou contas de mídia social, sobre o ataque cibernético, espera-se que a JBS Foods Austrália faça uma posteriormente.

A natureza do ataque permanece desconhecida

Até agora, não há informações sobre a natureza do ataque cibernético, mas com base na escolha dos invasores de atingir os sistemas da empresa no fim de semana, há uma grande chance de que um ransomware esteja envolvido. No entanto, Littleproud não pôde confirmar essa hipótese, mas alertou sobre o grave impacto econômico sobre os trabalhadores nas instalações de produção offline, centros de distribuição e centros de transporte da JBS, aponta o BleepingComputer.

O secretário de Queensland do Australian Meat Industry Employees Union, Matt Journeaux, também disse que milhares de JBS seriam afetados apenas pelo ataque cibernético na Austrália, pois não puderam retornar ao trabalho ontem.

Via: BleepingComputer

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.