Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Artigo

24/06/2021 às 16:26

10 min leitura

Avatar Autor
Por Redação SempreUpdate

Jogos no Linux apresentam novidades importantes da NVIDIA, Proton e Xwayland

NVIDIA anuncia novos problemas de segurança

Jogar usando um sistema operacional Linux está cada vez mais prático e usual. As dificuldades estão sendo superadas aos poucos, mas os engasgos, demoras e problemas. Vários passos para melhoria desses jogos estão sendo dados nos últimos tempos. Entre outras coisas, podemos citar os avanços neste setor por parte de grandes empresas. Inclusive, em breve a compra de jogos poderá ser feita através de transferências bancárias usando o PIX. Agora se você gosta de jogos online pode experimentar o https://cassinov.com/ que além de se divertir pode ganhar muito dinheiro.

Há outros avanços importantes no mundo Linux, como a parceria com a Microsoft e a Target para criar padrões para tecnologia de voz. É o caso também, por exemplo, de gigantes como Nvidia e AMD. Entre as novidades, a NVIDIA lançou o driver beta NVIDIA 470.42.01 que traz muitas coisas novas e divertidas, e melhora ainda mais o suporte ao Linux. Todas essas são novidades recentes para quem usa o Linux para jogar.

Em primeiro lugar, como prometido, eles agora adicionaram uma construção NVIDIA NGX para uso com Steam Play Proton e Wine. Isso significa que os jogos e aplicativos do Windows podem usar DLSS quando executados por meio do Proton e do Wine, desde que tenham sido atualizados para oferecer suporte aos recursos deste novo driver. Você deve pelo menos ser capaz de experimentar as versões Windows de DOOM Eternal, No Man’s Sky e Wolfenstein: Youngblood com este novo driver e Proton, já que eles usam Vulkan. O suporte DirectX para DLSS com Proton chega “neste outono”.

Jogos no Linux apresenta novidades importantes da NVIDIA, Proton e Xwayland

Screenshot 20210705 090014 1024x576

Suporte para VK_QUEUE_GLOBAL_PRIORITY_REALTIME_EXT da extensão VK_EXT_global_priority foi adicionado, finalmente dando aos usuários Linux/NVIDIA a reprojeção assíncrona no SteamVR. Para usuários do Linux, você precisa da versão Beta do SteamVR, que adicionou suporte para isso a partir da versão SteamVR 1.18.2 – então a Valve foi rápida em lançá-lo.

Você está usando ou quer usar o Wayland? Boas notícias aí também. Agora há suporte “inicial” para OpenGL acelerado por hardware e renderização Vulkan no Xwayland. No entanto, há alguns pacotes realmente novos necessários para isso e algumas ressalvas também. Você precisa do DRM KMS habilitado, o Xwayland deve ser construído a partir do código Git atual a partir de pelo menos commit “c468d34c”, caso contrário “ele retornará para um caminho abaixo do ideal para apresentação, resultando em desempenho degradado”, libxcb precisa ser a versão 1.13 ou posterior, egl-wayland versão 1.1.7 ou posterior e se você estiver no GNOME, você precisa ter os kms-modificadores habilitados.

Quais são as limitações do Xwayland? Atualmente não suporta o aplicativo nvidia-settings, não há decodificação de vídeo acelerada com VDPAU, sem SLI/Multi-GPU, não há “Frame Lock e Genlock” e também não há “renderização de buffer frontal para aplicativos GLX”. Agora que foi lançado, a NVIDIA pode se concentrar em conectar tudo o que está faltando.

Outras mudanças

Além disso, o modo de “captura direta” para NvFBC “não faz mais com que a inversão seja desabilitada para aplicativos sendo capturados”, a NVIDIA diz que isso significa que o G-SYNC agora também pode ser usado simultaneamente com a captura direta NvFBC.

Foi adicionado suporte para PRIME Display Offload, onde a fonte de offload de vídeo e o coletor de offload de vídeo são conduzidos pelo driver NVIDIA X, além de suporte para PRIME Display Offload, onde a fonte de offload de vídeo é AMDGPU.

Novo suporte de extensão, incluindo:

  • VK_EXT_global_priority_query
  • VK_EXT_provoking_vertex
  • VK_EXT_extended_dynamic_state2
  • VK_EXT_color_write_enable
  • VK_EXT_vertex_input_dynamic_state
  • VK_EXT_ycbcr_2plane_444_formats
  • VK_NV_inherited_viewport_scissor

Há muito mais novidades, incluindo várias correções de bugs.

Veja a página de lançamento para mais. Para usuários do Arch Linux, o TKG atualizou seu script de instalação. Além disso, foi anunciado recentemente que as GPUs da série Kepler sendo a maioria 600/700 e cerca de 800M, não veriam mais atualizações de driver principal após outubro de 2021 e passariam apenas para atualizações críticas.

AMD lança FidelityFX Super Resolution

 Por outro lado, a AMD lançou o FidelityFX Super Resolution, uma tentativa de responder ao DLSS da NVIDIA e ao código-fonte para ele em breve para os desenvolvedores examinarem.

O que exatamente é então? É a solução da AMD para produzir quadros de alta resolução a partir de entradas de resolução mais baixa. A AMD diz: “ele usa uma coleção de algoritmos de ponta com ênfase particular na criação de bordas de alta qualidade, dando grandes melhorias de desempenho em comparação com a renderização em resolução nativa diretamente. FSR permite “desempenho prático” para operações de renderização pesadas, como rastreamento de raio de hardware. “.

Ele suporta Vulkan e DirectX, embora atualmente pareça que está realmente limitado ao Windows, já que as menções ao Linux estão ausentes de quaisquer materiais de imprensa e anúncios oficiais da AMD. Uma vez que o código-fonte seja propriamente aberto, o que a AMD diz que acontecerá em “meados de julho” no GPUOpen, não deve haver nada que impeça os desenvolvedores do Mesa de obter suporte para ele para então trabalhar com títulos nativos do Linux e jogos do Windows rodando através do Steam Play Proton. O driver AMD “oficial” mais recente (sendo o software Radeon para Linux) teve uma atualização recente que simplesmente aumentou a versão da distribuição Linux suportada.

Tags:

Jogos online

Os artigos vinculados à este usuário são de terceiros. A informação aqui contida não foi elaborada originalmente por nós do SempreUpdate. Mas, publicamos conforme solicitação, envio ou recomendações do próprio autor, assessoria e outros departamentos comerciais ou não comerciais.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.