in

Jogos online usa mais download ou upload? Evite o game over!

jogos-online-usa-mais-download-ou-upload-veja-o-consumo-de-internet-da-categoria

Hoje em dia é raro jogos não estarem conectados à internet. Mas ao mesmo tempo muitos usuários não sabem se possuem um plano de internet que consiga suportar os jogos online, e ainda o consumo normal de toda a família. Mas, o que será que os jogos online consumem mais? Upload ou download? Hoje vamos esclarecer alguns pontos que você deve prestar atenção na hora de contratar um plano de internet ou de jogar.

Jogos online usa mais download ou upload?

A gente sabe que não mora no país da boa internet, e ao mesmo tempo, sabemos também que as vezes os lags odiados são frutos de alguns problemas, como sobrecarga dos servidores dos jogos. Pois bem, diante disso muita gente acha que tem uma internet de 100Mpbs vai resolver todos os problemas de lentidão e até aquelas discussões de quem quer assistir a Netflix e o grupo que quer jogar online.

Eis que surge um vilão, o upload. Muita gente quando vai contratar a internet, fica de olho na taxa de download, e esquece da famosa taxa de upload. E é sobre o segundo termo esquecido, o upload, que vamos tratar hoje. Será que a velocidade do upload influencia nos jogos online?

Conhecendo o Upload

O upload nada mais é um termo usado para dizer que você esta enviando dados pela internet. Mesmo que você pense que não esta enviando nada, saiba que está sim, nem que seja uma requisição de acesso para acessar o site do sempreupdate, por exemplo. A sua placa de rede vai fazer um pedido de acesso aos nossos servidores, e em segundos a resposta será dada com algumas informações sobre quais páginas devem ser carregadas, e essa regra vale para cada clique em links internos. E assim, você consome o famoso upload da sua internet.

Se pararmos para analisar, em um internet de 15Mbps tudo parece funcionar, afinal são 15Mbps. Errou! Em alguns planos de banda larga fixa, por exemplo, a prestadora pode fornecer os 15Mbps apenas para download e o upload em muitos casos é de apenas 1,5Mbps, que diferença! Inclusive isso é uma realidade da operadora Oi em relação ao Oi Velox. É extremamente importante, na hora que você for contratar sua internet, saber a taxa de download e upload, e assim analisar se vai atender as sua necessidades.

Agora, imagine com estes 1,5Mbps de upload, consumi-los ao mesmo tempo em jogos online, fazer envio de e-mails, acessar sites e assistir a Netlix? Pois é, pode até funcionar mas vai ficar beemmm lento. Já a taxa de download em 15MB pode ser boa, afinal é uma velocidade média para que os servidores possam enviar para você os dados que havia sido requerido inicialmente, através do upload.

A quem diga que perdeu a partida porque a internet travou, pois é, entenda que a cada golpe ou tiro em um RPG, a sua internet demore para enviar ao servidor o tiro que você disparou, pois bem, vai perder mesmo. Em alguns jogos o requisito mínimo para funcionamento é de 512Kbps e em outros 1Mbps, então pense bem na hora de escolher um plano de internet, e crie o hábito de perguntar bem, antes de contratar o plano com o bônus de dor de cabeça.

Então perceba que o upload é parte essencial para você ter um tempo de envio e resposta de dados mais rápido em seus jogos online e o download vai baixar o que foi requerido inicialmente. Mas, se este pacote de 15Mpbs com 1Mbps de upload, for tão somente para você sozinho utilizar em seus jogos online, acredito que deve servir, no entanto, se mais pessoas na sua casa vai usar o bendito, vai ter guerra no jogo e na sua casa!

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Google lança correção de segurança para usuários Pixel

Google lança correção de segurança para usuários Pixel

Instalar o navegador web Vivaldi 2.3 no Debian