SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Jogos Open Source que você pode desfrutar no Linux

Conheça alguns dos jogos mais divertidos do linux

Jogos Open Source no Linux? Será possível?

Sabemos que é estranho, senão peculiar, mas existem, os usuários do Linux que também gostam de jogos. Não é um segredo que a grande maioria dos jogos de PC, (se não todos), estão disponíveis para o Windows e muitos também aparecem no MacOS, mas o sistema operacional da Microsoft é a melhor opção para os jogadores mais exigentes (talvez seja a única coisa que realmente é boa!). Para jogadores ocasionais, aqui está uma lista dos melhores jogos disponíveis para Linux.

Antes de iniciarmos a lista, gostaria de esclarecer que somente os títulos de código aberto aparecerão nela. Óbvio, esses jogos não podem competir com grandes estúdios, a menos que desejemos passar algum tempo nos jogos.

Entendido então o propósito da lista, agora conheceremos 11 jogos Jogos Open Source que não podem faltar em nenhum PC Linux de qualquer jogador ocasional.

  • Super Tux Kart

jogos-linux
Figura 1 – SuperTuxKart um incrível game de corrida

Esse excelente game multiplataforma, foi baseado no já consagrado Super Mario Kart e criado uma versão Open Source. O Super Tux Kart tem um objetivo bem simples que é divertir enquanto o pinguim do Linux, corre numa competição alucinante.

  • Xonotic

jogos-linux
Figura 2 – Xonotic um game de tiro em primeira pessoa

É um jogo muito bem desenvolvido, baseado na franquia Quake ele é feito todo em First Person (primeira pessoa). Na verdade, o Xonotic reúne toda a franquia de Quake incluindo até 16 modos de jogo diferentes, incluindo Deathmatch e Flag Capture. As armas incluídas em Xonotic são bastante futuristas, o que nos garante que tudo será bastante espetacular.

  • 0 A.D. – Game

jogos-linux
Figura 3 – 0. A.D. – Game de Estrategia

Se você curte mais os jogos de estratégia, o melhor (gratuito) para o que você pode jogar no Linux é chamado de 0 A.D. Neste caso, é um jogo definido em momentos históricos, mas acho que tudo o resto é muito semelhante ao resto dos jogos de estratégia no mercado.

  • Hedgewars

jogos
Figura 4 – Hedgewars game baseado em worms

Estou falando de Worms, onde controlamos uma equipe de vermes que teve que eliminar outras equipes de 4 Worms usando todo tipo de armas, bombas, cabras explosivas, golpes ou mesmo ataques aéreos.

Como muitos dos jogos em que o Tux aparece, o Hedgewars é a versão de código aberto de outro jogo, neste caso os Worms acima mencionados. A principal diferença é que os protagonistas dos Hedgewars são ouriços (Hedgehog em inglês, daí o nome dele).

  • The Dark Mod

jogos
Figura 5 – The Dark Mod é um game de açõa/suspense

O Dark Mod é um jogo em que teremos que controlar um ladrão que tenha que usar diferentes ferramentas para evitar ameaças e avançar através dos cenários. O que vemos é uma imagem em primeira pessoa de tudo o que está acontecendo, algo que estamos acostumados a ver em jogos FPS ou tiro em primeira pessoa.

  • Voxelands

jogos
Figura 6 – Voxelands game baseado em Minecraft

Seguindo um pouco com as inspirações de jogos, temos o Voxelands, neste caso um título baseado no famoso game Minecraft.

  • The Battle for Wesnoth

jogo
Figura 7 – Battle for Wesnorth game de estrategia

Battle for Wesnoth é um jogo de estratégia baseado em turnos, mas com um ambiente fantástico. Os jogadores têm que controlar uma série de personagens, cada uma com suas próprias características, até alcançar o objetivo do cenário ou derrotar o inimigo.

 

  • OpenTTD

jogo
Figura 8 – OpenTTD game baseado em Transport Tycoon

OpenTTD é um remake do jogo 1995 Transport Tycoon Deluxe no qual teremos de gerenciar um sistema de transporte metropolitano. O objetivo do jogo é construir uma rede de transporte usando vários tipos de veículos, como trens, navios, aviões e caminhões. Além disso, obteremos dinheiro fazendo algumas entregas, um dinheiro que podemos usar para construir uma infra-estrutura melhor e mais eficiente.

  • Secret Maryo Chronicles

Figura 9 – Secret Maryo Chronicles game baseado em Super Mario World

No título deste jogo aparece a palavra “Segredo”, mas não é um segredo que se baseou na saga de Mario Bros. O bom sobre este título em relação a outros é que ele oferece uma melhor experiência de plataforma e muito mais enigmas Esgotou-se que outros jogos similares.

 

  • Pingus

Figura 10 – Pingus game baseado em em jogos como mario e donkey kong

Pingus é um clone de outro famoso jogo de PC chamado Lemmings. Tanto em Pingus quanto no jogo em que se baseia este título, nosso objetivo é conseguir que os pinguins façam o que é necessário em cada nível. Vamos agir como uma espécie de “Deus” que tem que orientá-lo para atingir seus objetivos.

 

  • AstroMenace

jogo
Figura 11 – AstroMenace game baseado em arcade

E não poderíamos terminar esta lista de Jogos Open Source sem adicionar um conjunto de naves espaciais. AstroMenace é muito reminiscente dos jogos de naves que poderíamos encontrar no arcade dos anos 90, mas com diferenças importantes que se tornam em melhorias de todos os tipos, algo que é especialmente notável em gráficos e som.

E vocês o que acharam da lista de Jogos Open Source escolhida? Deixem nos comentários o que acharam, se já testaram e não esqueçam de nos seguir nas redes sociais.

 

That’s All Folks!

Comentários