John McAfee é encontrado morto em prisão em Barcelona depois que extradição para os Estados Unidos foi aprovada

John McAfee é encontrado morto em prisão em Barcelona depois que extradição para os Estados Unidos foi aprovada

O empresário John McAfee, magnata e criador do famoso antivírus que leva seu sobrenome, foi preso em outubro passado na Espanha, por supostos crimes de sonegação e fraude fiscal praticados nos Estados Unidos. Os fatos de que foi acusado aconteceram entre 2014 e 2018. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos o acusa de não ter feito a declaração de imposto de renda.

Nesta quarta-feira, John McAfee, apareceu morto na cela onde estava preso em Barcelona, ??na Espanha, segundo o que informaram as autoridades judiciais. Ainda de acordo com essas autoridades, “tudo indica que poderia ser uma morte por suicídio”. O fato ocorreu poucas horas depois que o Tribunal Nacional da Espanha aceitou sua extradição para os Estados Unidos, onde há anos é acusado de sonegação de impostos.

Sua prisão na Espanha foi porque ele passou um tempo neste país. O magnata havia pedido liberdade condicional , mas um tribunal negou essa possibilidade. Para esta decisão considerou-se que existia o risco de fuga e que John MacAfee não apresentava “quaisquer sinais apreciáveis ??de raízes”.

McAfee foi acusado de crimes de evasão fiscal após promover vendas de tokens criptomoedas avaliados em milhões de dólares. Ele não teriaexplicado que estava sendo pago por essas transações. McAfee enfrentaria dez anos de prisão, acusado de ter fraudado até quatro milhões de dólares do tesouro de seu país.

John McAfee é encontrado morto em prisão em Barcelona depois que extradição para os Estados Unidos foi aprovada

McAfee se formou em 1967 como matemático no Roanoke College, universidade que lhe deu um doutorado honorário em 2008. Entre seus empregos, esteve na agência espacial dos Estados Unidos, NASA, por dois anos e em empresas como Univac e Xerox.

Em 1984, depois de anos difíceis de dependência de drogas e álcool, McAfee conseguiu um emprego na empresa de defesa Lockheed Martin, onde trabalhou em um programa secreto de reconhecimento de voz. De acordo com a BBC, McAfee recebeu uma cópia do Brain, que é considerado o primeiro vírus de computador para o sistema operacional MS-DOS, e desenvolveu um antivírus para erradicá-lo.

Esse trabalho lhe deu inspiração e ele decidiu criar seu próprio negócio: McAfee Associates. Ao longo dos anos, foi vendido para a Intel por mais de US $ 7,6 bilhões. Em 1995, McAfee havia se aposentado da empresa.

Em agosto passado, McAfee foi preso em um aeroporto espanhol por usar um fio dental como máscara.

McAfee era amigo do magnata Jeffrey Epstein, acusado de tráfico sexual. E ele, como outros amigos de Epstein, questionou seu suicídio em sua cela. Na verdade, em 15 de outubro de 2020, quando já estava alguns dias na prisão catalã, McAfee tuitou: “Estou satisfeito aqui. Tenho amigos. A comida é boa. Tudo está bem. Saiba que se eu desligar, estilo Epstein, não será minha culpa”.

Desde 2011, ele disse em várias ocasiões que não estava seguro nos Estados Unidos e que havia uma conspiração do governo contra ele. Em 2019, ele foi preso na República Dominicana quando seu navio atracou no país e as autoridades encontraram armas e dinheiro.

Via Genbeta

Sair da versão mobile