Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

31/08/2021 às 09:43

7 min leitura

Avatar Autor
Por Emanuel Negromonte

JXL será o novo formato de imagem que vai dominar a web!

JXL segue em testes para ser o sucessor do JPEG e comprova compactação ainda maior que o webp do Google!

Jxl Sera O Novo Formato De Imagem Que Vai Dominar A Web 2021

Se você pensou que o webp. seria o novo formato de imagens que todo mundo iria utilizar, errou. No entanto, formato JXL já está em pleno desenvolvimento e testes finais e deve ser lançado. O formato já é considerado por muitos o sucessor do JPEG e um dos mais leves da web.

Desta forma, os testes seguem, e com eles a compressão de imagem já foi comprovada. Em testes, uma imagem em alta resolução PNG de 1,5 MB, foi convertida para o seu concorrente webp. ficando com 55 KB e o JXL ficou em 44 KB. No entanto, não saia por aí ainda convertendo tudo e todos para o novo formato de imagem JXL.

Padd 1024x771
Imagem convertida em webp. Imagem: John Cartwright

Atualmente, o Chromium segue com testes para suporte oficial e para visualizar este tipo de imagem é preciso habilitar o suporte experimental JXL. Nesta imagem exemplo, note que o formato em seu navegador ainda é o webp, mas você pode executar o comando abaixo na barra de endereço do seu navegador para exibi-la em Jxl.

chrome://flags/#enable-jxl

No entanto, usando o Linux, você também pode converter tranquilamente qualquer imagem para jxl. Para isso, bara o Terminal e execute o comando abaixo. Mas, lembre-se se alterar o caminho e nome da imagem para a que você deseja converter:

jxl-sera-o-novo-formato-de-imagem-que-vai-dominar-a-web
Terminal
cjxl padd.png -q 43 -e 9 padd.jxl

Nota: padd é o nome da imagem exemplo que inserimos anteriormente.

Tudo sobre o novo formato de imagem Jxl

Um arquivo JXL é uma imagem salva no formato de arquivo JPEG XL, que foi desenvolvido pelo Joint Photographic Experts Group ( JPEG ). Ele contém uma foto, ilustração, captura de tela ou outra imagem que foi compactada usando a compactação JPEG XL. O formato de arquivo JXL é uma atualização dos formatos de arquivo .JPG e .JPEG.

Mais Informações sobre Jxl

Na década de 2010 e no início de 2020, várias organizações responderam à proliferação de dispositivos inteligentes habilitados para Internet e web design responsivo introduzindo novos formatos de arquivo de imagem otimizados para exibição e entrega baseada na web. Por exemplo, a Alliance for Open Media introduziu o formato de arquivo .AVIF e JPEG introduziu o formato de arquivo JXL.

As imagens JXL são salvas usando a compactação JPEG XL, que é uma iteração da compactação JPEG. De acordo com o site da JPEG, JPEG XL “é especialmente otimizado para ambientes web responsivos, para que o conteúdo seja bem renderizado em uma ampla variedade de dispositivos”. A compactação JPEG XL permite que os usuários salvem imagens de alta qualidade em arquivos menores do que aqueles produzidos com a compactação JPEG. O padrão JPEG XL também suporta animação, canais alfa, camadas, miniaturas e codificação sem perdas. Mais importante ainda, em contraste com as imagens AVIF, .WEBP e .HEIF, as imagens JXL podem ser decodificadas usando a decodificação progressiva, o que permite que os navegadores da web mostrem imagens de visualização de baixa qualidade aos usuários antes de decodificar totalmente um arquivo JXL.

Como abro um arquivo JXL?

Como o formato de arquivo JXL ainda não foi finalizado, a maioria dos aplicativos de visualização de imagens não pode abrir arquivos JXL no momento. No entanto, você pode converter um arquivo JXL em um arquivo JPG ou PNG normal usando o MConverter (Web). Em seguida, você pode abrir o arquivo JPG ou PNG usando qualquer aplicativo de visualização de imagens, como:

Você precisa de mais informações? Acesse o projeto neste link.

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.