Kalendar 1.0 está disponível cheio de novidades

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Foram pelo menos 3 meses de trabalho intenso e após vários testes e lançamentos, temos aqui disponível o Kalendar 1.0, um programa cheio de novidades dentro do KDE Plasma. Assim, o aplicativo Kalendar atingiu a maturidade com a versão 1.0. Este é um lançamento importante que traz a você um cliente de calendário completo e dedicado para seu ambiente de desktop KDE Plasma.

O Kalendar é um aplicativo de calendário que usa o Akonadi. Isso é feito para sincronizar com serviços externos como Nextcloud, Gmail, Microsoft Exchange, Open-Xchange Groupware, Kolab Groupware, bem como os padrões de troca de dados de calendário iCal e DAV. Além disso, o programa é todo feito usando a estrutura Kirigami.

O Kalendar permite adicionar, editar e excluir eventos de calendário de contas locais e remotas (veja os formatos suportados acima). Ele usa as bibliotecas do KDE Frameworks e a ferramenta de gerenciamento de informações pessoais do KDE PIM para se integrar profundamente ao seu ambiente de desktop KDE Plasma tanto no desktop quanto no celular, para que você não perca um evento importante.

Kalendar 1.0 está disponível cheio de novidades

Kalendar 1.0 está disponível cheio de novidades
Kalendar 1.0 está disponível cheio de novidades

Embora ainda não faça parte do pacote de software KDE Gear, o Kalendar 1.0 está aqui como a primeira versão estável e madura do aplicativo e que funciona como um cliente de calendário dedicado se você não quiser usar o complexo pacote gerenciador de informações pessoais (PIM) do KOrganizer.

Alguns recursos importantes incluem:

  • várias visualizações (Mês, Semana, Dia, Agenda e Tarefas);
  • suporte para mapas para eventos;
  • integração KAlarm, suporte para eventos recorrentes;
  • suporte para tags, anexos e participantes;
  • o suporte para fuso horário personalizado;
  • suporte para arrastar e soltar de tarefas e incidências;
  • e suporte para atalhos de teclado.

Comparado com as versões anteriores, o Kalendar 1.0 apresenta:

  • notificações de lembretes de eventos e tarefas muito melhoradas, que aparentemente chegarão ao KOrganizer;
  • suporte para cores de calendário;
  • várias melhorias de usabilidade e várias correções de bugs para melhor estabilidade e confiabilidade.

Para saber mais sobre essas melhorias e outros detalhes sobre o lançamento do Kalendar 1.0, visite a página de anúncio do lançamento do mantenedor e desenvolvedor do Kalendar, Claudio Cambra.

Por outro lado, se você deseja instalar o Kalendar 1.0 agora em sua distribuição GNU/Linux, o programa estará nos repositórios de software do KDE Neon, openSUSE Tumbleweed, Arch Linux, Fedora Linux, Alpine Linux e Manjaro Linux, ou qualquer outra distribuição baseada nesses sistemas operacionais.

Via 9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.