in

Karmbian é uma distribuição ARM Linux para hackers éticos

A base do sistema é o Kali Linux e o Armbian.

Karmbian é uma distribuição ARM Linux para hackers éticos

No mundo Linux não faltam as mais variadas distribuições. Uma delas que trazemos agora em destaque é a Karmbian, uma distribuição muito promissora do ARM Linux para hackers éticos e testes de penetração baseados no Kali Linux e usando a cadeia de ferramentas Armbian.

Lançado há poucos dias, o Karmbian é uma distribuição baseada no Kali Linux otimizada para dispositivos ARM, incluindo computadores single board (SBC) como Raspberry Pi e ROCK64, além de laptops ARM como o PineBook Pro.

Baseando-se no Kali Linux (anteriormente BackTrack), você pode imaginar que todo o objetivo do projeto Karmbian é fornecer aos fãs do ARM uma distribuição leve e completa do GNU/Linux para hackers éticos e testes de penetração.

Então, não seria melhor executar logo o Kali Linux?

Bem, os desenvolvedores Karmbian explicam que nem sempre foi possível executar o Kali Linux em um SBC. É por isso que Karmbian também está usando o Armbian toolchain, um sistema operacional de computador baseado em Debian e Ubuntu para placas de desenvolvimento ARM.

O Karmbian abre a possibilidade de executar o Kali em vários SBCs que não são suportados de outra forma, disse o desenvolvedor Shane Scott. Tê-lo baseado no Armbian permite que usuários iniciantes personalizem sua compilação Kali para sua SBC com muita facilidade.

A primeira versão do Karmbian é otimizada para computadores de placa única usando o chip RK3399, como o ROCK64 e o ROCKPro64 do PINE64, além do ODroid N2. No entanto, você também pode usá-lo em laptops ARM, como o PineBook Pro do PINE64, e outros SBCs suportados pelo Armbian.

Karmbian é uma distribuição ARM Linux para hackers éticos

Karmbian é uma distribuição ARM Linux para hackers éticos

As imagens pré-compiladas estão disponíveis para download agora na página GitHub do projeto (link abaixo). As imagens estão disponíveis no desktop Kali Linux principal, pré-carregado ou apenas na linha de comando, portanto, verifique se você está baixando o correto para suas necessidades.

Se você deseja criar imagens Karmbian para o seu dispositivo ARM, precisará de um laptop SBC ou ARM de 64 bits com pelo menos 2 GB de RAM e cerca de 35 GB de espaço livre em disco. É necessária uma instalação do Ubuntu 18.04 LTS, Ubuntu 20.04 LTS ou Kali Linux 2020 de 64 bits para construção nativa.

Os desenvolvedores prometem oferecer suporte para mais dispositivos nas próximas semanas, começando com o Raspberry Pi. Portanto, fique de olho neste espaço para mais novidades sobre o Karmbian em breve.