Kaspersky lança ferramenta grátis para remoção de vírus em sistemas baseados em Linux

Esta é mais uma opção para usuários Linux.

A empresa Kaspersky lança ferramenta grátis para remoção de vírus em sistemas baseados em Linux. Um mito urbano usado para sugerir que o Linux era imune a vírus e malware, e é totalmente seguro. Isso é, claro, um absurdo, mesmo que o uso relativamente baixo torne o sistema baseado em Linux menos provável de ser atacado do que o Windows ou macOS.

Destacando que não existe um sistema operacional completamente seguro, a Kaspersky lançou um novo scanner de malware para sistemas Linux. Kaspersky Virus Removal Tool (KVRT) para Linux é uma ferramenta gratuita que, embora não ofereça proteção em tempo real, pode ser usada para verificar e remover várias formas de malware… embora com uma ligeira ressalva.

Kaspersky lança ferramenta grátis para remoção de vírus em sistemas baseados em Linux

O fato de que Kaspersky Virus Removal Tool não é uma ferramenta antivírus em tempo real pode ser considerado uma ressalva, mas há algo mais a ter em mente. O KVRT só funciona em sistemas de 64 bits. Embora isso não deva representar um problema para a maioria das pessoas, qualquer um que esteja executando uma distro de 32 bits está sem sorte.

A Kaspersky testou o software com uma variedade de distros, incluindo Red Hat Enterprise Server, Ubuntu, Mint e Debian. A empresa forneceu uma lista de distribuições com as quais o KVRT é conhecido por trabalhar, mas o fato de que um determinado tipo de Linux não está listado não significa necessariamente que ele não vai funcionar.

Nas notas de lançamento do KVRT, a Kaspersky aponta algumas coisas:

O KVRT para Linux não pode monitorar ataques em seu computador ou servidor em tempo real – é um aplicativo gratuito para verificar computadores que executam um sistema operacional baseado em Linux e limpá-los de ameaças detectadas. Ele pode detectar malware e adware, bem como programas legítimos que podem ser usados para ataques.

A empresa também diz:

O VRT para Linux não tem um mecanismo automatizado de atualização de banco de dados antivírus. Se você quiser que nosso produto seja capaz de reconhecer as ameaças mais recentes, você precisaria baixar a nova versão do programa do nosso site todas as vezes. O pacote hospedado lá é atualizado várias vezes ao dia.

O aplicativo pode ser executado via interface gráfica ou através de uma linha de comando. Mas você só pode executá-lo manualmente — é impossível configurar uma verificação agendada.

Você pode baixar Kaspersky Virus Removal Tool (KVRT) para Linux aqui; Informações sobre como usar a ferramenta de segurança estão disponíveis aqui.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile