KDE adiciona relatórios de energia da GPU NVIDIA e correção de travamento do Plasma Wayland

Confira as principais características trabalhadas no ambiente de trabalho.

Claylson Martins
6 minutos de leitura

À medida que os desenvolvedores do KDE se aproximam das férias, eles têm mais correções de bugs e recursos armazenados para seus usuários deste ambiente de desktop de código aberto. Assim, o KDE adiciona relatórios de energia da GPU NVIDIA e correção de travamento do Plasma Wayland.

O desenvolvedor do KDE, Nate Graham, lançou seu resumo de desenvolvimento semanal, destacando todas as melhorias interessantes do KDE na semana passada. Continua a haver correções para a sessão do KDE Plasma Wayland, suporte para relatórios de energia da NVIDIA no monitor do sistema e outros destaques conforme descrito abaixo.

Esta semana, gostaria de destacar um bug específico de 15 minutos que foi corrigido: quando o Discover mostra mensagens de erro significativas, elas agora assumem a forma de caixas de diálogo normais, em vez de minúsculas sobreposições na parte inferior da tela que desaparecem após alguns segundos. E agora deve mostrar menos mensagens de erro não acionáveis em geral também! Essas grandes melhorias foram contribuídas por Jakub Narolewski e Aleix Pol Gonzalez e aparecerão no Plasma 5.27. Obrigado rapazes!

KDE adiciona relatórios de energia da GPU NVIDIA e correção de travamento do Plasma Wayland

  • Quando o KDE Discover está apresentando mensagens de erro, ele agora apresenta uma janela de diálogo em vez de “pequenas sobreposições” na parte inferior que desaparecem automaticamente após alguns segundos;
  • O KDE System Monitor agora pode detectar e monitorar o uso de energia com GPUs NVIDIA;
  • A velocidade de rolagem do Okular com um touchpad agora é significativamente mais rápida;
  • O Discover não verificará mais atualizações quando estiver em uma conexão de Internet limitada;
  • O reprodutor de mídia Elisa não deve mais gaguejar durante a reprodução;
  • Em Plasma Wayland, o Plasma não deve mais travar aleatoriamente ao mover o cursor sobre um painel de Plasma;
  • O KWin agora respeita a propriedade “orientação do painel” fornecida pelo kernel para exibições;
  • Corrigindo o tamanho de vários elementos da IU do Plasma na sessão do Plasma X11.

Novas características

O System Monitor (e widgets com o mesmo nome) agora pode detectar e monitorar o uso de energia para GPUs NVIDIA;

Agora você pode mostrar a temperatura atual em uma sobreposição de crachá no ícone do widget do tempo – tanto fora da bandeja do sistema quanto para a versão da bandeja do sistema!:

Melhorias na interface do usuário

A velocidade de rolagem do Okular ao usar um touchpad agora é significativamente mais rápida e geralmente deve corresponder à velocidade com que tudo rola ao usar um touchpad;

Na folha de progresso da tarefa do Discover, as barras de progresso agora são muito mais visíveis e não são obscurecidas por um efeito de destaque de fundo inútil:

Ao alterar músicas/faixas e o widget Plasma Media Player estiver visível, não há mais uma breve oscilação que revela o ícone do aplicativo reproduzindo a mídia;

Uma mensagem de erro melhor agora é exibida quando o serviço de transferência de arquivos Bluetooth falha ao iniciar.

O Discover não tentará mais verificar se há atualizações ao usar uma conexão de internet limitada.

Outras correções de bugs significativas

Quando o Konsole é iniciado após alterar o layout de exibição, sua janela principal não é mais absurdamente pequena;

Elisa não deve mais gaguejar ocasionalmente durante a reprodução;

Ao usar o Latte Dock na sessão do Plasma Wayland, várias janelas e pop-ups do Plasma não estão mais mal posicionados;

Na sessão do Plasma Wayland, o Plasma não deve mais travar aleatoriamente quando você move o cursor sobre um painel do Plasma;

Quando o Kickoff é configurado para usar o tamanho de item de lista padrão, os aplicativos que vivem na barra lateral de categorias, como a Central de Ajuda, não têm mais um ícone desajeitadamente grande;

O KWin agora respeita a propriedade “Panel Orientation” que o kernel pode definir para as telas, o que significa que muitos tipos diferentes de dispositivos que precisam que a tela seja girada por padrão agora terão isso feito automaticamente.

Vários elementos da IU do Plasma mais uma vez têm o tamanho correto na sessão do Plasma X11 ao não optar por usar o escalonamento do Qt.

Outras informações relacionadas a bugs de interesse:

Automação & Sistematização

Escreveu uma nova página “Bem-vindo ao KDE” que também será vinculada ao nosso novo aplicativo Welcome Center que será lançado no Plasma 5.27.

Mais detalhes sobre as mudanças do KDE esta semana no blog do Nate.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.