in

KDE agora tem rotação de tela trabalhando no Wayland

GNOME 3.36 tem melhorias de última hora no Wayland Mutter

Resolvendo um relatório de bug de dois anos sobre a rotação da tela que não funciona ao executar o KDE Plasma em Wayland, esse suporte finalmente está a caminho. Portanto, o KDE agora tem rotação de tela trabalhando no Wayland. O KDE em Wayland trabalhou com alguns sistemas para rotação de pelo menos 180 graus (invertida), mas não para rotação de tela de 90 graus. O relatório de erros recebeu mais de 30 commits nos últimos dois anos, enquanto finalmente na sexta-feira esse problema foi resolvido.

KDE agora tem rotação de tela trabalhando no Wayland

A adição ao compositor KWin do Plasma é uma etapa pós-processo para lidar com a rotação de saída. Isso, por sua vez, permite que o KScreen gire as telas em Wayland em todas as rotações.

A correção está em vigor e deve estar na próxima versão do KDE Plasma 5.18 LTS point, além do Plasma 5.19 como a próxima versão do recurso.

GNOME 3.36 tem melhorias de última hora no Wayland Mutter

KDE agora tem rotação de tela trabalhando no Wayland

Além do trabalho de última hora do GNOME 3.36 no manuseio de cursores de hardware em escala/transformados, há outros trabalhos interessantes de Wayland de última hora em relação ao Mutter.

No sábado, pouco depois de Jonas Ådahl, da Red Hat, lançar o Wayland-Protocols 1.19, ele fundiu as alterações do compositor Mutter para o novo suporte ao protocolo em torno do reposicionamento implícito e explícito dos pop-ups já mapeados. Também há alterações em relação ao GTK pendentes para o movimento pop-up sincronizado de Wayland.

Os detalhes sobre o Mutter mudam ao longo do pop-up de Wayland, movendo-se através do MR que foi anunciado neste fim de semana.

Enquanto isso, o desenvolvedor de longa data do GNOME, Carlos Garnacho, se uniu à Mutter no sábado. É um canal secundário para serviços de inicialização nas sessões do XWayland. Esse trabalho separado permite a inicialização de quaisquer serviços extras que podem ser desejados ao inicializar o XWayland. É o caso, por exemplo, de carregar arquivos Xresource ou qualquer outra coisa que possa ser desejada.

Há muitas atividades de última hora sendo espremidas no GNOME 3.36 que, por sua vez, serão lançadas como estáveis em duas semanas.

Phoronix