in

KDE Applications 18.04 é lançado com várias melhorias

Uma nova edição dos aplicativos do KDE foi lançada. O conjunto de softwares que fornece vários  aplicativos para a área de trabalho do Plasma e para as bibliotecas do KDE Frameworks.

KDE apllications

A nova edição do KDE Applications está cheinha de novidades. Embora, como é conhecido, nada impede o uso em outros tipos de ambientes. Conheça as principais novidades do KDE Applications 18.04:

  • Dolphin : o gerenciador de arquivos ganha a habilidade de esconder o painel lateral de locais e adiciona uma nova seção de rede para entradas remotas . Observamos também que o painel do terminal (acessível via F4) pode ser movido à vontade, avisando-nos no caso improvável de que o konsole não esteja instalado. Assim, também houve melhora nas informações nas telas HiDPI. Foi lançado um novo botão para esvaziar a lixeira e as fotos podem ser organizadas na data em que foram tiradas. A integração com o sistema de controle de versão do Git  é mais rápido ao arrastar e soltar arquivos.
  • Konsole: tornar o terminal do KDE bonito ficou mais fácil. Então, é possível baixar diretamente os esquemas de cores do KNewStuff. Assim, além disso, a barra de rolagem já combina melhor com elas e a seção da guia é exibida apenas quando necessário. Para destacar também a melhor integração com o Wayland, um novo modo somente leitura e o suporte do protocolo de transferência de arquivos ZMODEM.

  • O tocador de música Juk agora é compatível com o protocolo de servidor gráfico Wayland. Assim, ele introduz várias melhorias em sua interface.
  • O Kdenlive resolve vários bugs relacionados ao redimensionamento de clipes, adapta-se melhor a telas de alta resolução e requer o MLT 6.6.0 ou superior como uma estrutura multimídia.
  • Gwenview : existem muitos novos recursos introduzidos no visualizador de imagens do KDE. Estes incluem suporte ao driver MPRIS (que nos dá mais compatibilidade com o KDE Connect no modo slide), botões de miniatura desativados opcionais, ou a ferramenta de clipping e modos de visualização que agora têm memória de parâmetros anteriores. Também vemos uma interface mais refinada em questões como acesso a arquivos ou diretórios recentes, melhorias no sistema de atalhos e diálogos, melhor gerenciamento de cores (através de perfis ICC), bem como mais consistência na visualização de imagens SVG.
  • Okular : O suporte a JavaScript em formulários PDF foi aprimorado e a opção de cancelar a renderização e a extração de texto quando o zoom do documento foi alterado.
  • Spectacle: a ferramenta de captura de tela dá mais poder aos seus botões na linha inferior. Assim, foram incluídos atalhos para as preferências do programa (agora simplificado) e também um novo botão de ferramenta com seções diferentes. Agora, abrindo o diretório de captura, impressão ou gravação da tela. No modo janela isso é melhorado. Assim, você pode determinar o comportamento do programa, uma vez tomada a captura, de fechar ou permanecer aberto. Assim, o programa lembra melhor as últimas preferências salvas.

  • Kleopatra : a certificados de criptografia fornece compatibilidade com sistemas baseados chave Curve25519 e EdDSA (desde que use uma versão recente do GnuPG) e simplifica a codificação/decodificação através de um novo modo de visualização chamado Notepad. Assim, isso pode ser feito diretamente no aplicativo.
  • Ark : agora é possível parar a compactação ou extração de arquivos zip (usando a biblioteca libzip como backend).

Na web do projeto KDE você tem mais informações sobre esta versão do KDE Applications 18.04.0.

 

Tumbleweed do openSUSE agora tem Kernel do Linux 4.16, KDE Plasma 5.12.4

Tela de boas-vindas do Ubuntu 18.04

Contagem regressiva: faltam 3 dias para estreia do Ubuntu 18.04 LTS