KDE Applications traz melhorias para Konsole e RKWard

A atualização dos Apps de novembro de 2020 do KDE está sendo lançada para distribuições do Linux com uma série de melhorias e correções de bugs. Sendo assim, essa mudança deve melhora muitos a performance dos aplicativos favoritos do KDE. Então, a nova atualização do KDE Applications traz melhorias para Konsole e RKWard, por exemplo.

A maior novidade é que a loja de aplicativos oficial tem uma nova casa. Agora, quem quiser baixar os apps deve ir ao endereço apps.kde.org. Além de ser mais fácil de lembrar, também facilita a navegação, já que tem tradução para diversos idiomas, incluindo o português brasileiro. Se você acaba de chegar ao KDE e deseja ver quais aplicativos ele inclui, verifique este local único que agrega todos os aplicativos do KDE.

KDE Applications traz melhorias para Konsole e RKWard

KDE Applications traz melhorias para Konsole e RKWard

Esta atualização de aplicativos do KDE de novembro de 2020 tem também uma numeração: esta é a KDE Applications 20.08.3. Entre as novidades, estão:

  • o último lançamento do Krita 4.4 com seus muitos novos recursos e melhorias;
  • o KDE Partition Manager 4.2 com manipulação aprimorada de /etc/fstab e suporte para partições contendo sistemas de arquivos e pontos de montagem desconhecidos;
  • e RKWard 0.7.2 IDE/GUI for R com muitas mudanças incríveis que você pode ver aqui.
  • O emulador de terminal Konsole também recebeu algumas mudanças interessantes, como comportamento idêntico para as duas maneiras de maximizar uma visão dividida;
  • uma correção para itens de menu de contexto duplicados como resultado de clicar com o botão direito no mesmo link várias vezes;
  • uma correção para o item de menu “Gerenciar perfis…”  para apontar os usuários para o lugar certo;
  • a capacidade do menu de contexto de exibir o número certo de itens “Abrir com…” e “Copiar localização” após clicar com o botão direito em coisas diferentes.

Outras mudanças importantes

KDE Applications traz melhorias para Konsole e RKWard

Além disso, a versão 20.08.3 do KDE Applications restaura o envio de mensagens de texto SMS com o aplicativo KDE Connect, melhora o visualizador de imagens Gwenview para não mais exibir acidentalmente a visualização de miniaturas como uma janela separada, o que aconteceu no sistema com versões mais recentes do Qt, e trata de uma falha no visualizador de documentos do Okular que ocorreu ao selecionar o texto nas anotações.

Outras mudanças foram implementadas no gerenciador de arquivos Dolphin, que não mostra mais apenas parte do conteúdo de grandes compartilhamentos do Samba e lista corretamente as capturas de tela tiradas com o utilitário de captura de tela do Spectacle na lista de documentos recentes do Painel de locais, bem como as caixas de diálogo de arquivo e vários outro software, e o cliente IRC Konversation, que agora suporta ícones SVG e apresenta uma variante escura do tema padrão de ícones.

Por último, esta versão melhora o utilitário de renomeação de arquivo KRename com o suporte para escapes em nomes de arquivos com caracteres especiais, fazer seus ícones parecerem nítidos em monitores HiDPI/4K e resolver um bug que fez o aplicativo fechar quando a caixa de diálogo de progresso foi fechadas. Além disso, agora é possível se conectar a outro dispositivo usando fish://URLs, mesmo se o dispositivo de destino não tiver Perl instalado.

O KDE Applications 20.08.3 é a última atualização da série 20.08. Porém, isso não importa para os usuários. É que o KDE continuará suas atualizações mensais do Apps com o lançamento de dezembro de 2020, que, na verdade, será o próximo KDE Applications 20.12 série de software suite, com lançamento previsto para 10 de dezembro. Até então, procure os pacotes do KDE Applications 20.08.3 nos repositórios da sua distro e atualize o mais rápido possível.

Artigos recentes

Artigos relacionados