KDE começa abril com novidades no KHamburgerMenu

Por Claylson Martins 4 minutos de leitura

A pandemia ainda não mostra sinais de desaceleração do desenvolvimento do KDE, mas com o novo mês traz mais mudanças e melhorias para este desktop de código aberto.

Hoje eu gostaria de apresentar um novo componente interessante que eventualmente será lançado em muitos aplicativos KDE com barra de menus: KHamburgerMenu. Este componente reutilizável permite que aplicativos baseados em QWidgets mostrem um menu de hambúrguer personalizado quando a barra de menu principal estiver oculta, como o Dolphin já faz. Na verdade, estamos no processo de portar a implementação personalizada do Dolphin para usar o KHamburgerMenu, disse o desenvolvedor Nate Graham.

Esta semana, o KDE viu o “KHamburgerMenu” funcionar bem como uma série de outras melhorias e sendo assim, começa abril com as seguintes novidades:

  • A introdução do KHamburgerMenu como um componente para aplicativos baseados em QWidgets para mostrar menus de hambúrguer personalizados quando a barra de menu principal está oculta. Isso é semelhante ao menu de hambúrguer existente do Dolphin. Isso é útil para aqueles que desejam ocultar a barra de menu principal para conservar o espaço vertical, é facilmente aplicado aos aplicativos do KDE e outras possibilidades. Este trabalho está em andamento há vários meses, mas finalmente foi mesclado esta semana por meio deste MR com a demonstração em vídeo também;
  • Corrigindo o plug-in ForsiSSLVPN NetworkManager para que funcione;
  • O KDE Frameworks 5.81 restaura o suporte para poder criar novos arquivos em compartilhamentos FTP graváveis ??usando o menu “Criar Novo”;
  • Corrigindo o thumbnailer de imagem às vezes travando ao tirar screenshots;
  • O indexador de arquivo Baloo é mais confiável agora quando se trata de arquivos que foram renomeados ou movidos.

A adoção do KHamburgerMenu oferece aos aplicativos KDE muitos recursos e vantagens:

  1. Ele oferece uma válvula de escape para usuários que ocultam a barra de menu acidentalmente! Este é um problema surpreendentemente sério, e o bugtracker do KDE está repleto de relatórios de usuários que não descobriram como mostrar sua barra de menu novamente!
  2. Ele permite que os usuários que desejam espaço vertical máximo escolham ocultar a barra de menus sem perder o acesso da GUI aos itens do menu, ou ter que ativar a barra de menus baseada na barra de título ou a barra de menus global (talvez eles não gostem; nós somos tudo sobre escolha afinal de contas, no KDE!).
  3. Por ser um framework reutilizável, o KHamburgerMenu pode ser aplicado a aplicativos KDE além do Dolphin;
  4. Embora o menu de hambúrguer mostre uma variedade de itens selecionados da barra de menu principal, a estrutura de menu completa do aplicativo está disponível em um submenu na parte inferior (consulte “Para mais 83 ações:”, na captura de tela acima), então nada é completamente escondido. Isso significa que a curadoria de itens pode ser mais seletiva, pois não há mais necessidade de amontoar tudo no nível principal para garantir que não seja totalmente invisível para o usuário. Isso resultará em menus de hambúrguer cujo conteúdo é curto e relevante.
  5. O novo botão de hambúrguer é apenas um item normal da barra de ferramentas como todos os outros, portanto, você pode realocá-lo, renomeá-lo, alterar seu ícone ou removê-lo inteiramente se realmente deseja ocultar a barra de menu e não usar um menu de hambúrguer.

Veja mais detalhes sobre as mudanças no KDE esta semana por meio desta postagem do desenvolvedor do KDE Nate Graham, que continua a fornecer esses excelentes resumos semanais.

Share This Article
Sair da versão mobile