KDE Frameworks 5.100 lançado com muitas melhorias para desktop e aplicativos Plasma

Confira os principais detalhes desta versão do KDE Frameworks.

Claylson Martins
4 minutos de leitura

O Projeto KDE lançou hoje o KDE Frameworks 5.100 como a versão mais recente desta coleção de código aberto de mais de 80 bibliotecas complementares para o Qt. Assim, fornece funcionalidades comumente necessárias para o desktop Plasma e aplicativos KDE. O KDE Frameworks 5.100 lançado com muitas melhorias para desktop e aplicativos Plasma.

Os lançamentos mensais do KDE Frameworks continuam com a versão 5.100, que traz mais melhorias para a área de trabalho do KDE Plasma e aplicativos relacionados. Novos recursos incluem a capacidade de mostrar pastas ocultas nos menus suspensos da barra de navegação de caminho do Dolphin se você tiver arquivos ocultos visíveis.

O KDE Frameworks 5.100 também traz grandes melhorias na aparência de visualizações de lista e cabeçalhos de seção de lista em todos os aplicativos do KDE, adiciona uma nova opção para excluir imediatamente itens de lixo maiores do que o tamanho atual do lixo e torna as imagens de avatar nos aplicativos do KDE mais nítidas e com melhor aparência em telas HiDPI ou ao usar um fator de escala.

KDE Frameworks 5.100 lançado com muitas melhorias para desktop e aplicativos Plasma

Mais melhorias estão disponíveis nesta versão para vários aplicativos do KDE ao usar a sessão Plasma Wayland e são ativadas externamente. Por exemplo, ao ativar as Configurações do Sistema do KRunner, o gerenciador de pacotes Plasma Discover nos menus do KMoreTools ou o gerenciador de arquivos Dolphin de outros aplicativos.

Também há boas notícias para os usuários de GPU NVIDIA, pois o KDE Frameworks 5.100 melhora vários gráficos no aplicativo Plasma System Monitor para não mais piscar, congelar ou gaguejar. Além disso, esta versão melhora o lançamento de vários aplicativos do KDE para que eles não travem quando os arquivos em suas listas de “Documentos recentes” não estiverem acessíveis.

Outras mudanças interessantes incluem um botão Eject atualizado para dispositivos montados no gerenciador de arquivos Dolphin que agora se transforma em um indicador de ocupado ao desmontar um dispositivo removível para que você saiba quando é seguro desconectar fisicamente o dispositivo e um autoteste para o extrator de metadados PNG.

Além disso, o botão para excluir permanentemente os arquivos nas caixas de diálogo foi atualizado para mostrar “Excluir permanentemente”, os pop-ups dos widgets do painel agora são exibidos centralizados no painel, e as listas de Documentos Recentes foram atualizadas nos aplicativos do KDE para exibir ícones apropriados para arquivos recentes.

Correções de bugs

KDE Frameworks 5.100 lançado com muitas melhorias para desktop e aplicativos Plasma

Também existem correções de bugs para melhorar ainda mais o desempenho do seu ambiente de desktop KDE Plasma. Mais especificamente, o KDE Frameworks 5.100 corrige dois problemas que levam ao alto uso da CPU ao usar uma imagem AVIF animada como papel de parede ou ao desabilitar a colagem do botão do meio e copiar determinado conteúdo.

Também foi corrigido um problema que poderia fazer com que a entrada não fosse detectada ao usar o novo recurso de religação do botão do mouse na série de ambiente de desktop KDE Plasma 5.26 mais recente. Para mais detalhes sobre as mudanças implementadas na versão 5.100 do KDE Frameworks, confira o changelog completo na página de anúncio de lançamento.

Enquanto isso, fique de olho nos repositórios de software estáveis ??de sua distribuição GNU/Linux para os pacotes KDE Frameworks 5.100 e atualize suas instalações assim que estiverem disponíveis para uma experiência de desktop Plasma melhor, mais rápida e mais segura.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.