KDE Frameworks 5.105 melhora o suporte para aplicativos Flatpak

Além disso, atualiza o tema Breeze Icon.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Neste final de semana, o Projeto KDE anunciou a disponibilidade do KDE Frameworks 5.105. Esta é, portnto, mais uma atualização mensal para a coleção de código aberto KDE Frameworks 5. Assim, são mais de 80 bibliotecas complementares para Qt, fornecendo funcionalidade comum ao ambiente de desktop KDE Plasma e ao software KDE Gear suíte. Então, o KDE Frameworks 5.105 melhora o suporte para aplicativos Flatpak além de atualização de ícones.

Lembrando que os desenvolvedores do KDE ainda estão trabalhando duro nas principais séries KDE Frameworks 6. Deste modo, o KDE Frameworks 5.105 parece uma pequena atualização que apenas melhora o suporte para aplicativos Flatpak, especialmente aqueles instalados do repositório Flathub, para que respeitem o tema do ícone Breeze, e impedindo que notificações simples enviadas por aplicativos Flatpak reproduzam som por padrão.

Falando sobre o tema de ícones Breeze, o KDE Frameworks 5.105 vem com belos novos ícones para o recurso Night Color (Redshift), que você pode ver nas capturas de tela abaixo, além de uma correção para um problema em que o ícone do aplicativo Filelight estava incorreto mostrado para o software GParted e KwikDisk. Além disso, foram adicionados ícones para mostrar e ocultar um teclado virtual.

KDE Frameworks 5.105 melhora o suporte para aplicativos Flatpak

Créditos da imagem: Nate Graham

O serviço de indexação de arquivos Baloo também foi aprimorado nesta nova versão do KDE Frameworks para não mais indexar arquivos em pastas virtualenv do Python e parar de indexar dados para caracteres não imprimíveis no banco de dados, que foi a fonte de falhas para alguns aplicativos.

Além disso, o KDE Frameworks 5.105 melhora o suporte para aplicativos baseados em Kirigami, mostrando corretamente um botão de opção em menus com itens mutuamente exclusivos, em vez de uma caixa de seleção. Novamente, esta é uma pequena atualização e você pode conferir todas as 55 alterações incluídas na página de anúncio de lançamento.

Enquanto isso, fique de olho nos repositórios de software estáveis ??de sua distribuição GNU/Linux para os pacotes KDE Frameworks 5.105 e atualize suas instalações o mais rápido possível para uma experiência de desktop e aplicativos KDE Plasma melhor, estável e confiável.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.