KDE Frameworks 5.110 ganha suporte para o formato de imagem QOI a todos os aplicativos do KDE

O novo KDE Frameworks 5.110 adiciona suporte para o formato de imagem QOI a todos os aplicativos do KDE. Esta versão também melhora a confiabilidade com arquivos com links simbólicos ou físicos em compartilhamentos Samba para aplicativos KDE que usam KIO. O Projeto KDE lançou o KDE Frameworks 5.110 como uma nova atualização mensal para este pacote de software de código aberto para o desktop Plasma, que consiste em mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt que fornecem funcionalidades comuns.

Enquanto os desenvolvedores do KDE estão trabalhando duro na enorme série de ambientes de desktop KDE Plasma 6, com lançamento previsto para fevereiro de 2024, o KDE Frameworks 5.110 parece uma pequena atualização que adiciona apenas algumas mudanças, como suporte para o formato de imagem QOI em todos Aplicativos do KDE.

O suporte para libavif 1.0 também foi adicionado nesta versão, que também adiciona uma opção para desabilitar a instalação de temas de desktop, adiciona suporte para o formato de imagem XFC v12 e melhora o provedor de pesquisa Ask Jeeves.

O KDE Frameworks 5.110 também adiciona suporte para feriados no Benin, melhora a confiabilidade com arquivos com links simbólicos ou físicos em compartilhamentos Samba ao abri-los em aplicativos KDE que usam KIO e adiciona suporte para feriados na Tanzânia para aplicativos KDE que usam a estrutura KHolidays.

KDE Frameworks 5.110 ganha suporte para o formato de imagem QOI a todos os aplicativos do KDE

Fora isso, esta versão adiciona um bookmarks-bookmarkedícone preenchido ao tema do ícone Breeze, adiciona suporte para detecção de sistemas de arquivos NTFS3 ao KFileSystemType e melhora os nomes noruegueses do Dia Nacional Sámi no KHolidays.

O KDE Frameworks 5.110 está sendo lançado agora em sua distribuição GNU/Linux favorita, portanto, fique de olho nos repositórios de software estáveis para os novos pacotes. Deve chegar em breve aos repositórios de software do Arch Linux, KDE neon, openSUSE Tumbleweed e outros.

Recomenda-se que os usuários do KDE Plasma e aqueles que usam aplicativos do KDE sem usar a área de trabalho do Plasma atualizem para esta nova versão do KDE Frameworks o mais rápido possível. Para obter mais detalhes sobre as mudanças incluídas nesta nova atualização do KDE Frameworks, confira o changelog completo na página de anúncio de lançamento.

9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile